Amarelinhos evitam tragédia no bairro Cambuí em Campinas

O desmoronamento de terra em obra de edifício no Cambuí, que engoliu parte da Rua Gustavo Armbrust e da Praça Salim Jorge, só não teve danos maiores devido à atenção e rapidez dos agentes de Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que faziam ronda no local, na manhã de quinta-feira (05/06). A prefeitura, em nota, ressaltou que “a agilidade dos técnicos da Emdec foi fundamental para evitar um desastre com vítimas ou danos materiais”.

amarelinhos - A.I. Emdec

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, elogiou o trabalho dos agentes da Emdec, que evitaram uma tragédia com o desmoronamento. “Esta ação reforça o valor do trabalho dos agentes da Emdec para a cidade e como os amarelinhos são amigos da população”, avalia.

A ação mostrou atenção e comprometimento dos agentes, que se tornaram heróis. Por volta das 8h30, o amarelinho Cleber Adriano de Oliveira passava com a viatura da Emdec pela Rua Gustavo Armbrust e detectou rachaduras no asfalto. Realizou imediatamente um bloqueio no acesso, pela Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). Em seguida, acionou o supervisor Márcio Wilian Zampoli, que confirmou a ação e determinou o fechamento de todo o entorno, bloqueando trechos das ruas Padre Almeida e Emílio Ribas, além de acionar os órgãos da Prefeitura.

”Se não tivéssemos feito o bloqueio, talvez o desmoronamento teria acontecido antes, por causa da trepidação da terra com a passagem dos carros”, analisa Oliveira, que tem 15 anos de experiências na função. Às 9h10, todo o local estava isolado do tráfego de pedestres e veículos; e os agentes alertaram os proprietários de veículos estacionados sobre o perigo. Por volta das 10h30, houve o desmoronamento. “Ficamos muito felizes em ter podido ajudar as pessoas no local. Trabalhamos com gosto e estamos preparados para servir a sociedade”, afirmou Zampoli, que trabalha há 16 anos na Emdec. Nesta sexta-feira, 7, os dois deram entrevistas para diversos órgãos de Imprensa.

Para o diretor de Operações, Edison Cunha, este é o papel do amarelinho, estar sempre atento para evitar problemas. “O agente não é o que está contra os motoristas, nem aquele que está com o talão de multa na mão, mas o que está dia e noite trabalhando pela mobilidade da cidade”. O gerente de Fiscalização e Operações, Carlos Aparecido de Lima, destacou que “apenas 20% do trabalho do agente são de fiscalização. A maior parte de sua atenção está dirigida para educação e orientação no trânsito, prevenção e atendimento a acidentes e manter a cidade circulando”.

Ações no local

O prefeito Jonas Donizette determinou o embargo imediato das obras e a criação de uma comissão para investigação dos motivos do desmoronamento. Um laudo deve ficar pronto em 30 dias. Reunião entre representantes da empresa responsável pela obra e a Secretaria de Urbanismo na tarde desta sexta-feira trata das ações de recuperação imediata do patrimônio público.

O trânsito local foi desviado para a Norte-Sul, seguindo pelo Carlos Stevenson. Quatro agentes da Emdec continuam monitorando, 24 horas, o local. Por medida de segurança, a Defesa Civil e a Secretaria de Urbanismo interditaram três edificações no entorno.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura Municipal