SPM Rio focará ações na inserção da mulher no mercado de trabalho

O ingresso da mulher no mercado de trabalho formal significou um grande avanço. Mas essa inserção é marcada pela desigualdade, pela sobrecarga doméstica e o cuidado com as pessoas. Agora, é preciso superar o estereótipo do provedor homem e da cuidadora mulher, num mundo em que homens e mulheres adotam ambos papéis. Este é um dos pilares da administração da secretária Ana Rocha, da SPM Rio: a inserção da mulher no mercado de trabalho, em condições de igualdade.

O tema está presente na dissertação de mestrado da secretária da Pasta, Ana Rocha, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ e lançada recentemente em livro: Trabalhadoras da FAET – Condições de trabalho e sobrecarga doméstica. O livro trata do papel da mulher na sociedade, tendo como base a sua inserção em um setor vital da economia do país, predominantemente masculino: o metalúrgico.

A publicação foi destaque em maio na caravana brasileira que participou da 27ª edição do Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra e teve sessão de autógrafos em Salvador, no dia 25 de maio, durante o Congresso da Federação dos Metalúrgicos da Bahia. Na ocasião, a secretária autografou vários exemplares para as operárias presentes.

A preocupação com a dupla jornada e o empoderamento feminino têm reflexos nas futuras Casas da Mulher Carioca: espaços a serem criados que visam ao resgate e fortalecimento da cidadania e autoestima das mulheres para que operem na defesa de seus direitos. A SPM Rio prevê projetos de capacitação profissional e orientação para o mercado de trabalho, entre outros serviços como apoio jurídico para orientação e inserção da mulher na vida social; apoio psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade social, encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica aos serviços especializados.

Além disso, foi assinado com a Secretaria Municipal de Trabalho um termo de cooperação técnica visando a capacitação e inclusão de mulheres no mercado formal de trabalho. Além de projeto enviado à SPM nacional, de hotelaria e turismo, visando a empregabilidade de mulheres nos grandes eventos que ocorrerão no Rio.

“O investimento público é fundamental para reforçar o acesso da mulher ao mercado de trabalho, reduzir as desigualdades e a sobrecarga doméstica”, diz a secretária Ana Rocha.

Fonte: Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres do Rio de Janeiro

(foto: divulgação SPM Rio)