Festival com nu jazz e electro swing dão o ritmo da cena musical

Nesta semana até domingo (9) será possível conhecer uma parte da cena musical alemã em São Paulo-SP. O projeto Alemanha Groove traz bandas e DJs para o Sesc Pompeia e Taubaté. Representando a sonoridade local, a programação é composta por seis grupos, como De-Phazz e Bahama Soul Club, todos dos gêneros nu jazz e electro swing. 

O primeiro apareceu nos anos 90, mesclando elementos do jazz, soul, música latina e eletrônica. Já o electro swing tem como base a junção de diferentes elementos eletrônicos.

Para o curador do evento, Paulo Aliende, a Alemanha sempre esteve na vanguarda da cultura, fato que se reforça nos movimentos musicais: “No festival, conferimos uma nova roupagem à mistura de gêneros. As bandas cantam em inglês, provocando um rompimento com a língua mãe, além de contar com a colaboração de instrumentistas de todos os lugares do mundo, dando um sentido real à palavra globalização”.

Principais atrações

De-Phazz: “Conhecido por sua lounge music sofisticada, com elementos de trip hop e música latina, o De-Phazz tem um som bem dançante, diferente de outros grupos do estilo”. Tape Five: “A banda revisita o charleston, ritmo característico dos anos 20, o que é uma boa surpresa e musicalmente raro de ouvir hoje em dia”. Club Des Belugas: “O mais dançante entre os três, bebe no funk dos anos 50, 60 e 70, com um baixo bem marcado e um diálogo afinado entre instrumentos de percussão e o naipe de metais. É uma banda para dançar”.

Confira abaixo os sons:

Club Des Belugas:

Serviço: O festival: Alemanha Groove. 
Locais: Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, Pompeia, São Paulo, SP). Sesc Taubaté. (av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté, SP). 
De 5 a 8/6. Horários variados. R$ 16.
Dias 6 a 9/6. Horários variados. R$ 24.

Fonte: Revista Bravo!