UEB repudia ação violenta da PM em protesto de estudantes

A União dos Estudantes da Bahia (UEB) emitiu uma nota pública de repúdio à ação da Tropa de Choque da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) para conter um protesto dos estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na última terça-feira (4/6). A entidade se posicionou após o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, ter feito declarações em defesa do uso da força para conter manifestações.

Segundo Barbosa, a força é necessária pra garantir a desobstrução das vias paralisadas, que compromete o funcionamento da cidade. O grupo de estudantes havia fechado a Avenida Paralela, uma das principais de Salvador, em protesto contra a falta de pagamento para os professores e o cancelamento de convênios com os hospitais-escola, essenciais para acadêmicos dos cursos de saúde.

A UEB também se solidariza com os estudantes feridos pelo uso de tiros de borracha e gás de pimenta, durante a repressão. Na nota, a entidade ainda avaliou como “incompatível” a postura da Tropa de Choque, diante da “consolidação da democracia e do amadurecimento do diálogo”.

“Não permitiremos que os anos de chumbo voltem a massacrar a sociedade baiana, os estudantes resistiram fortemente a todo tipo de repressão na Bahia, na era Carlista, para que a liberdade e a democracia reinassem no nosso Estado. Dessa forma nos somamos à luta com a comunidade acadêmica da FTC, gritaremos os nossos direitos e nos calaremos diante de nenhum cassetete militar”, conclui a nota.

De Salvador,
Erikson Walla