Reinserindo o Maranhão no mapa turístico

 

Flávio Dino - Embratur sensacional
No início dos anos 2000, o Maranhão optou por uma política de turismo baseada na hiper-exposição midiática do estado. Denominada de “O Maranhão tem segredos” a campanha, eminentemente publicitária, demandou um orçamento gigantesco, principalmente com a contratação da Rede Globo, que fez locações de duas de suas novelas em São Luís e Barreirinhas.

Na época, o governo justificou a quantia elevada de gastos publicitários, dizendo que tratava-se de um investimento à longo prazo e que o Maranhão seria inserido no principal mapa do turismo brasileiro, apesar do governo não ter apresentado a época, nenhum projeto turístico preocupado com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do setor.

Alguns anos se passaram e a ausência de uma política de turismo séria, agora é visível aos olhos de todos. O rápido declínio do número de visitantes ao estado, é efeito óbvio de uma política apenas superficial de promoção ao turismo, que acabou deixando o Maranhão muito atrás dos principais roteiros turísticos do país, apesar de seu enorme potencial.

Agora, ações do Governo Federal, se voltam para a construção de condições mínimas para a promoção do turismo local.

A EMBRATUR deu dois passos importantes para reestruturar e incrementar o turismo no Maranhão. O primeiro deles, diz respeito ao básico: oferta de voos domésticos aos interessados em conhecer o Maranhão.

Aviação Regional:

O presidente da Embratur, Flávio Dino, visitou Imperatriz no último dia 31 de maio para dar início ao processo de instalação de roteiros de aviação regional no sul do Maranhão, dentro do plano nacional de aviação regional do governo federal que acabou de ser aprovado no Senado.

Dino tem pressa em discutir os roteiros de aviação regional no estado. Além de Imperatriz, outras dez cidades maranhenses foram contempladas com o plano e para o presidente da Embratur essa é a oportunidade não apenas para o incremento do turismo, mas para o desenvolvimento como um todo da região sul.

Promoção de Cidades com Patrimônio Cultural:

Outra importante iniciativa da EMBRATUR foi o anúncio de abertura de Edital para apoio a ações de promoção, durante os megaeventos, dos patrimônios mundiais situados no Brasil.

A iniciativa contempla diretamente a capital do Maranhão, São Luís, além das doze outras cidades do Brasil que também são consideradas Patrimônio Cultural.

As duas ações do governo Federal, através da EMBRATUR, contemplam uma estratégia de promoção turística, cujo resultado certamente dará mais condições para o estado conduzir uma política turística autossustentável, consolidando o Maranhão de uma vez por todas nos principais roteiros turísticos do Brasil e do exterior.

Fonte: Maranhão da Gente