Espanha aumenta venda de armas a monarquias árabes e Israel

A administração do presidente de governo da Espanha Mariano Rajoy ajuda na repressão dos movimentos populares no Oriente Médio, com o fim de superar a crise econômica que vive o país europeu, segundo revela o recente informe da secretaria de Estado de Comércio espanhola. Segundo as informações, desde que assumiu o poder, em 2012, Rajoy aumentou a venda de armamentos a monarquias como a da Arábia Saudita e do Bahrein, e para Israel.

Exportação de armas - HispanTV

No ano passado, o país ibérico comercializou equipamento bélico no valor de dois bilhões de euros, enquanto registrou um aumento significativo no comércio com a Arábia Saudita, Bahrein e Israel com relação a 2011, indica o informe “Estatísticas espanholas de exportação de material de defesa, de outros materiais e produtos e tecnologia de uso ambíguo, ano de 2012”.

O comércio armamentístico entre a Espanha e a Arábia Saudita superou os 21,3 milhões de euros em 2012, já que a transação registrada pelo governo de José Luís Zapatero foi estimada em 14 milhões de euros em 2011.

Além disso, o governo do Partido Popular (PP) comercializou 21,1 milhões de euros com o regime do Bahrein, que empreende medidas de repressão popular para conter levantes como os de seus vizinhos. Em 2011 o comércio de armas com este país havia sido de 6,3 milhões de euros.

Não obstante, segundo o relatório, a venda de armas e equipamentos bélicos espanhóis aos membros da União Europeia foi reduzida em 2012, com uma redução de 50 a 80%, usualmente, para 38,2% naquele ano.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho