Trabalhadores da Sabesp deflagram greve e fazem ato na quarta

Os cerca de 15 mil trabalhadores da Sabesp, empresa que fornece água, coleta e tratamento de esgotos no Estado de São Paulo, deflagraram uma greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (4). Já está marcada uma nova assembleia para quarta-feira (4), às 14h, em frente a Sabesp, na região da Ponte Pequena, Zona Norte da capital.

A decisão da greve foi unânime e ocorreu em assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de SP (Sintaema), no final da tarde de segunda (3).

Leia também:
Por unanimidade, trabalhadores da Sabesp decretam greve
 

Durante uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na manhã desta terça, a empresa, de economia mista, formalizou o aumentou do reajuste proposto de 5,37% para 6,95%. No entanto, não houve avanço nos outros itens da pauta de reivindicação.

De acordo com Renê Vicente dos Santos, presidente do Sintaema, filiado à Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a categoria tem uma reivindicação emblemática: o fim do salário regional que “acarreta em uma diferença de até 20% entre o pagamento dos trabalhadores da capital e do interior do estado”. Além disso, também exigem o retorno do Adicional por Tempo de Serviço. "Uma conquista que nos foi tirada”, afirma o dirigente.

Com relação à planificação dos salários regionais, a empresa propôs fazer um estudo até o final do acordo da próxima data-base , em 1º de maio de 2014.

Já está marcada para quarta (5), às 10 horas, uma nova audiência no TRT-SP. O sindicalista lembrou que a greve não afetará o abastecimento de água, pois serão mantidos os plantões e respeitadas as condições mínimas de trabalho, como o atendimento de emergências.

Depois, os trabalhadores seguem para a porta da empresa, onde farão um ato político. Por volta das 14 horas, a categoria fará nova assembleia para votar a permanência ou não do movimento grevista.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho