Prefeitura apresenta proposta de reajuste salarial

 

Reajuste Salarial
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior reuniu-se na tarde desta segunda-feira (03) com representantes de sindicatos dos servidores públicos municipais. Foram apresentadas as propostas de reajustes de 9,5% para os profissionais da educação e 7,5% para os demais servidores efetivos. Os índices serão retroativos ao mês de março.

Pautada no diálogo, a reunião ocorreu num clima de seriedade, onde de forma franca, o prefeito justificou os números do reajuste obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele convocou os líderes sindicais a apresentarem aos seus colegas a proposta da Prefeitura. “A nossa proposta é um patamar de partida para a prática da valorização do servidor municipal”, disse.

A reunião foi acompanhada pelos secretários de Planejamento, José Cursino Raposo; de Administração, Mittyz Rodrigues; de Governo, Rodrigo Marques; de Comunicação, Márcio Jerry Saraiva Barroso; de Educação, Allan Kardec Barros; e da Fazenda, Sueli Bedê. O espaço para o diálogo com a equipe de governo tem sido disponibilizado desde o início das negociações no mês de abril.

O secretário de Comunicação, Márcio Jerry, deu ênfase à característica principal da gestão Edivaldo Júnior. “O objetivo é manter a postura concreta do diálogo com os servidores e priorizar uma política de valorização destes que não se resume somente ao item salarial, mas a regularizações, retificações, progressão horizontal, titulação de 2011/2012, progressão vertical que serão implementadas nos meses de julho, setembro e dezembro, além da implantação gradual de 1/3 de hora atividade”, enumerou.

O secretário de Educação, Allan Kardec Barros, lembrou que a presença de todos, em torno da mesa, era simbólica, pois demonstrava a capacidade de cada um permitir o diálogo. Diversos representantes de sindicatos tiveram oportunidade de se pronunciar a respeito do processo de discussão e negociação salarial. Um dos principais aspectos positivos foi, justamente, o fato de serem recebidos pelos secretários.

“Foi salutar o processo de negociação com a presença de uma equipe de alto nível nos oferecendo informações econômicas e na área da legislação”, disse o presidente do Sindicato de Fiscais e funcionário da Secretaria da Fazenda, Walmir Peixoto.

Responsável pela representação de 5.712 professores, a presidente do Sindeducação, Elisabeth Ribeiro, destacou a importância de se agregar ações à discussão da política salarial, como a valorização do servidor e a articulação de melhores condições de trabalho. “São medidas que devem acompanhar a nossa luta por uma política salarial justa a fim de que o servidor possa sentir-se valorizado e desempenhe melhor suas funções diante da população”, destacou.

O representante do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (Sinfuspsl), Vitório Aguiar, afirmou que a proposta é favorável aos trabalhadores. “Não é o percentual esperado por todos, mas só chegamos a ele porque aceitamos fazer um exercício do diálogo”, afirmou.

Cada sindicato deverá reunir-se em assembleia ainda esta semana para avaliar a proposta do governo municipal. “A nossa expectativa é de haja um grande acordo salarial e a tendência é que fique afastada a possibilidade de deflagração de greve”, ressaltou Márcio Jerry.

Fonte: Prefeitura de São Luís