Farc denunciam bloqueio de página no Facebook 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) denunciaram nesta terça-feira (4) , em Havana – sede permanete dos diálogos de paz entre a guerrilha e o governo de Juan Manuel Santos – o fechamento da sua página no Facebook.

Facebook Farc

"Este novo ataque aos inimigos da paz e do povo colombiano corresponde à preocupação da direita diante do crescente interesse e da interlocução que suscitam os diálogos de paz nos diferentes setores da sociedade colombiana", declarou a guerrilha em comunicado. 

Leia também:
Lula apoia processo de paz em visita à Colômbia para reuniões

Os guerrilheiros pediram para a população contribuir para que página no site de relacionamentos volte a funcionar: "Ajude-nos a restabelecer nossos conteúdos. Mande um comentário ao Facebook para exigir o desbloqueio da página".

No dia 23 de maio, as Farc denunciaram a eliminação de seu blog, que se encontrava hospedado no servidor do Google. A ação foi qualificada como um ato de "terrorismo cibernético". Dias depois o blog foi recuperado.

Diálogos de Paz 

Após seis meses de diálogo as Farc e o governo colombiano anunciaram, no dia 26 de maio, os primeiros acordos sobre a política de desenvolvimento agrário integral, primeiro ponto da agenda, considerado uma das principais causas do conflito. As partes qualificaram de importante passo na busca por uma paz duradoura no país. 

Na próxima semana as partes voltarão à mesa de diálogos para iniciar um novo ciclo centrado na participação política.  Outros assuntos como o fim do conflito armado, a solução ao problema das drogas ilícitas, os direitos das vítimas e os mecanismos de verificação e referendo do acordo serão debatidos. 

Com Prensa Latina 

Acompanhe no Vermelho o especial sobre os Diálogos de Paz