PCdoB realiza fóruns regionais no Pará

Aconteceu no último fim de semana (25) sábado e (26) domingo os fóruns regionais dos dirigentes estaduais e municipais que a atuam na região sul e sudeste do Pará.

Reunião dos Fóruns Regionais do PCdoB - Pará

O encontro foi sediado nos municípios de Rio Maria na região sul e em Marabá na região sudeste e foi acompanhado pelos membros da comissão politica estadual: Jorge Panzera, Moisés Alves, Márcia Pinheiro, Lélio Costa e Cleber Rezende.

Os fóruns buscaram fortalecer o sistema de direção nivelando e socializando as informações, trocando experiências e preparando o Partido para as principais batalhas de 2014, que tem como centro o processo do congresso nacional do PCdoB e a construção do projeto político eleitoral para 2014.

Para o presidente do comitê estadual, Jorge Panzera, a construção das conferencias e do congresso do Partido é o momento mais alto da democracia interna do PCdoB e estamos sendo chamados para avaliarmos os 10 anos do governo democrático no Brasil que esteve a frente o presidente Lula e agora com a continuação do governo da presidenta Dilma.

“Nosso país avançou nessa ultima década, ampliou a democracia e distribuiu renda, só que precisa dar um salto buscando construir um novo projeto de desenvolvimento, com valorização do trabalho e ampliando a geração de emprego” enfatizou Panzera.

Sobre o projeto político dos comunistas no Pará, Panzera falou que o PCdoB defende a construção de um palanque único com todas as forças que compõem a base do governo da presidenta Dilma Rousseff para derrotar os tucanos no Pará.

“Unir os partidos da base e os setores progressistas é o caminho no Pará” Precisamos ter ao mesmo tempo uma plataforma mínima que busque tirar o nosso estado da contramão e romper com a lógica econômica baseada no extrativismo e exploração dos recursos naturais, que só levam nossas riquezas e não agrega nenhum valor para o Estado do Pará. “É preciso desenvolver nossa economia, para gerar empregos e distribuir renda” Concluiu o presidente.

As principais tarefas dos comunistas paraenses são:

– Construção do processo do Congresso Nacional do PCdoB que deve ser convocado para novembro de 2013, Conferência Estadual em outubro e as municipais para agosto e setembro;
– Projeto político eleitoral para 2014; criando condições para a disputa de deputado federal, formação da chapa de estadual, filiações de novas lideranças politicas e sociais no PCdoB;
– No campo da luta de massas; recolhimento de assinaturas pela regulamentação da mídia no Brasil, fortalecimento dos fóruns dos movimentos sociais, congresso da CTB e participação organizada nas conferências das cidades;

– Da estruturação partidária; Consolidar o trabalho de direção estadual, realização dos fóruns regionais, intensificar os cursos do programa socialista e a formação ideológica dos militantes, regionalizar os programas de televisão e rádio visando o fortalecimento e promoção das lideranças locais;

Os fóruns contaram com a presença de dirigentes estaduais e municipais de 09 municípios no Sul do Pará; Rio Maria, Redenção, Xinguara, Bannach, Conceição do Araguaia, Tucumã, Cumaru do Norte, Ourilândia e Agua Azul. Já no sudeste contou com a participação de 07 municípios; Marabá, Jacundá, Brejo Grande, São Geraldo, Parauapebas, Curionópolis e Palestina do Pará, totalizando 16 municípios.

Esta programada a realização de reuniões e de Fóruns Regionais para as próximas semanas na Região Metropolitana, Nordeste I, II e II; Lago de Tucuruí, Baixo Amazonas em Altamira e Santarém.