Ney Campello fala da expectativa para a Copa das Confederações

O secretário estadual da Copa, Ney Campello, publicou um artigo no jornal Correio, nesta segunda-feira (3/6), para revelar a expectativa da Secopa para o início da Copa das Confederações, que terá jogos sediados em Salvador. No texto, Campello defende que a Arena Fonte Nova está sim prepara para receber as partidas e destacou, ainda, os legados dos megaeventos para a Bahia. Confira.


Ney Campello: Tá chegando a hora!

Ney Campello*

Faltam apenas 12 dias para o primeiro grande teste de um sonho anunciado em 2007, quando o Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo da Fifa. No caso da Bahia, o primeiro jogo entre Uruguai e Nigéria, marcado para 20 de junho, é o pontapé inicial do nosso desafio como sede da Copa das Confederações.

Duas indagações permanecem e reclamam resposta dos organizadores do evento na Bahia: 1) Estamos mesmos preparados?; 2)Que legados ficarão depois que as competições se encerrarem?. Quanto à primeira, podemos dizer que assim fizemos desde maio de 2009, quando Salvador foi confirmada como uma das 12 sedes brasileiras da Copa, com importantes investimentos dos governos federal e estadual, além do apoio decisivo da prefeitura de Salvador.

O governo do estado entregou o mais belo palco do espetáculo – a Arena Fonte Nova -, investiu em mobilidade e acessibilidade, a exemplo dos dois viadutos e das rotas acessíveis. O início da licitação do sistema metroviário, com grandes chances de tornar-se parcialmente operacional em 2014, e um conjunto de intervenções de infraestrutura viária na Avenida Paralela representam um novo marco da mobilidade urbana na capital.

A modernização e implantação de novos hotéis associada à qualificação profissional do receptivo vai melhorar o atendimento a turistas e delegações. O governo federal colabora com os novos terminais, turístico e de passageiro, do Porto de Salvador, além das intervenções de modernização do nosso aeroporto, que contará com nova torre de controle, ampliação de pátios e completa requalificação do terminal de passageiros.

Os planos operacionais para a Copa das Confederações estão prontos e em célere execução, envolvendo atores institucionais, públicos e privados, numa grande concertação de governança do evento, merecedora de destaque como um dos maiores legados da Copa. Segurança, saúde, energia, telecomunicações, transporte e meio ambiente estão prontos para entrar em campo, garantindo a qualidade dos serviços e a integridade do torcedor.

Possíveis erros ou falhas servirão para aperfeiçoarmos nossa atuação, visando o Mundial de 2014. Quanto à segunda pergunta, podemos afirmar que muitos legados ficarão que justificam sobejamente a nossa decisão de participar da Copa. Os investimentos em infraestrutura em prazo tão curto são evidências desse legado. A preparação das pessoas é outro termômetro de que a Copa veio para ficar.

Os ganhos de imagem, resultantes da megaexposição do nosso estado, em eventos como o sorteio final e as duas competições, certamente ajudarão a alavancagem da nossa economia, especialmente a do turismo e dos serviços.

A experiência de profissionalização num evento dessa magnitude também deixará aprendizado de alta relevância para a proteção de marcas e patentes e na captação de patrocínio para o nosso calendário de eventos. A hora é de recebermos bem os nossos visitantes, com cordialidade e eficiência, além de torcer para o sucesso do sonho verde e amarelo, encarnado nas cores da seleção brasileira.

*Ney Campello é o Secretário Estadual da Copa do Mundo 2014