Escola Nacional de Formação reúne no Pará

Aconteceu na última quarta-feira (29), no auditório Neuton Miranda reunião dos professores da Escola Nacional de Formação do PCdoB – Seção Pará, com a presença de Nereide Saviani diretora da Escola Nacional.

Escola Nacional de Formação

O objetivo do evento era para intensificar o processo de formação politica e ideológica dos comunistas paraenses e debater o funcionamento da escola no estado e sua diretrizes para 2013 que tem como centro a preparação do 13º congresso do PCdoB.

A formação tem seu trabalho voltado a base militante e aos quadros partidários, seu principal instrumento é a Escola Nacional, a propaganda dirige-se ao conjunto do partido e também à sociedade, e tem como ferramenta a Fundação Mauricio Grabois. Ambas as esferas tem que funcionar em sinergia, complementando-se e desenvolvendo-se mutuamente.

A escola nacional é parte do sistema de formação e propaganda do PCdoB e busca atender a luta de ideias na contemporaneidade. A escola tem um currículo que comporta: a organização em níveis conforme a complexidade do conhecimento, curso, estudo orientado, atividades diversificadas, disciplinas e programas.

Os eixos estruturantes são: o marxismo leninismo – estudo clássico e a realidade brasileira – problematizada e contemporânea a luz do materialismo histórico.

O currículo funciona em espiral comtemplando três níveis que tratam em primeiro momento das noções gerais, no segundo os conceitos básicos e estudo dos clássicos e no terceiro o aprofundamento de conceitos.

Os professores se organizam em núcleos de ensino e pesquisas ministrando e aprofundando o conhecimento sobre: 1- Filosofia – materialismo dialético e histórico, 2 – Estado e Classes Sociais – origem do desenvolvimento da sociedade 3 – Economia Politica – o desenvolvimento da dinâmica do modo de produção capitalista, 4 – A necessidade histórica do socialismo e 5 – O Partido.

A Escola Nacional de Formação tem como principal tarefa para 2013 a preparação da militância para o debate do 13º congresso do PCdoB.

Para Nereide Saviani a reunião foi muito importante no Pará para intensificar a formação politica e ideológica dos quadros e militante principalmente em um ano de congresso, pois é um ano especial na vida partidária onde as bases se reúnem para dar consequência ao principio do centralismo democrático.

“O elo entre a militância e o Partido é a consciência socialista, e a formação atua justamente no fortalecimento deste elo”. Concluiu Nereide.

A Secretaria de Formação e a Escola de Formação do PCdoB no Pará são coordenadas por Eneida Santos, membro do secretariado e da comissão política do Partido no estado.