Rio Branco poderá receber os restos mortais do seu fundador 

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) deu início as articulações para levar para cidade de Rio Branco, capital do Acre, os restos mortais do fundador da cidade, Neutel Maia, que morreu aos 81 anos e foi sepultado no Rio de Janeiro. Na última semana, Perpétua Almeida foi procurada pelo bisneto de Neutel Maia, o também deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir a possibilidade da transferência.

“A exemplo do que foi feito com os autonomistas Guiomar Santos e sua mulher, Lydia Hammes, que tiveram seus restos mortais transferidos para Rio Branco, queremos homenagear Neutel Maia. É preciso contar a nossa história, a história da nossa capital”, afirmou a deputada.

Perpétua Almeida já entrou em contato com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. Segundo ela, o prefeito ficou entusiasmado com a ideia e faz questão de acompanhar os procedimentos. Ele afirmou, ainda, que determinará a criação de uma Comissão Especial na prefeitura sob a coordenação da Fundação Garibaldi Brasil e com a participação da equipe da deputada Perpétua Almeida para dar continuidade aos trâmites necessários.

A parlamentar (foto) solicitou a sua equipe de assessores que encontrem os procedimentos necessários para que seja efetuada a transferência dos restos mortais, caso seja o desejo da população e da prefeitura de Rio Branco.

Em 28 de dezembro de 1882 desembarcava numa curva do Rio Acre, terras até então não desbravadas, a beira de uma frondosa árvore, onde hoje é Rio Branco, a Capital do Acre, o cearense e desbravador Neutel Maia. Naquele local, ele fundou o Seringal Empreza.

A curva do rio é conhecida como “volta do empreza” e a árvore, uma gameleira, é hoje um patrimônio histórico e cultural do Estado do Acre e continua lá, imponente, como a observar o curso da história. Assim, inicia-se oficialmente a história do Acre. Do Seringal Empreza surge a cidade de Rio Branco, conta na A história Nativa do Acre, Marcos Vinicius Neves.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida