Comissão da Verdade da UNE lança campanha "Onde está Honestino"

Honestino Guimarães: presente, presente, presente! Esse foi o grito de mais de sete mil jovens que ocuparam as ruas de Goiânia, nesta sexta-feira (31), em uma colorida e plural passeata com cartazes e cruzes em homenagem aos que tombaram durante o Regime Militar. 

Joanne Mota, de Goiânia para o Portal Vermelho 

O ato compõe o circuito de homenagens que serão realizadas ao longo do Congresso da UNE.A passeata, que saiu do Centro de Convenções, encerrou seu cortejo na Praça do Universitário, onde foi realizado o ato de publicação do Dossiê Honestino, com o lançamento da campanha “Onde está Honestino”.

Leia também:
Congresso da UNE: Estado pede desculpas e anistia comunistas goianos

Foto: Joanne Mota

“Ao olhar as ruas de Goiânia e ver mais de sete mil jovens gritando por verdade, por justiça, por democracia e contra a opressão, percebemos o quanto é importante o trabalhado da Comissão Nacional da Verdade. A UNE entendeu isso, por isso criou sua própria comissão e decidiu trabalhar junto com a Comissão da Verdade na busca pela verdadeira história do Brasil”, externou Iliescu ao Vermelho.

Foto: Joanne Mota

De acordo com o presidente da Une, “é chegada a hora de avançar e punir os torturadores. É chegada a hora de mudar a história dos livros didáticos e apresentar a verdadeira história da Ditadura. Não chegamos ate aqui por acaso. Foi com a força da juventude que a luta por verdade entrou no centro das discussões e com está força que lutaremos pela punição dos torturadores. E diz que é hora do estado honrar quem lutou pelo Brasil e não a quem o sufocou. Acabou a paz para os militares de pijama. Para aqueles que saíram impunes das atrocidades durante a Ditadura", gritou o presidente da UNE.

Ele acrescentou que “a Une não descansará até que o Supremo Tribunal Federal (STF) reveja a Lei de Anistia. Por isso, que no dia 28 de Agosto [data da criação da Lei de Anistia durante o Regime Militar] a UNE, em conjunto com as demais forças da juventude, realizará uma grande Jornada em Brasília para pressionar o STF”.

Foto: Joanne Mota


"Onde está Honestino"

"Mais do que um relatório técnico,o Dossiê Honestino é um relato político", esse foi o tom dos historiadores Raisa Marques e Carlos Virtude que estão coordenando os trabalhados de investigação da Comissão da Verdade da UNE.

Durante o ato os historiadores apresentaram o primeiro balanço das atividades da Comissão da Verdade da UNE. Raisa lembrou que a postura da UNE se coaduna com o momento vivido pelo país, no qual diversos movimentos se organizam na busca pela verdade. Segundo ela, o Dossiê entregue a UNE ainda é muito preliminar com relatos sobre o que verdadeiramente aconteceu com o Honestino Guimarães.

Foto: Joanne Mota

Carlos Virtude, que também é coordenador da Comissão da Verdade da UNE, acrescentou que o objetivo inicial da Comissão e manter viva a verdadeira historia do Honestino e da UNE. "Inicialmente, nossa ideia é apresentar Honestino, e os detalhes de sua prisão e desaparecimento". Ele lembrou que, atualmente, duas comissões investigam o caso de Honestino Guimarães, o Comitê Goiano da Memória, Verdade e Justiça e a Comissão da Verdade da UNB.

Virtude também destacou que para avançar neste caso é necessário que sejam abertos os arquivos da Marinha. "Só com o acesso a estes arquivos teremos a solução para o caso companheiro Honestino Guimarães", frisou.

Promoção da justiça

O secretário Nacional da Justiça, Paulo Abrão, ressaltou a importância dos trabalhos da UNE na luta pela verdade e lembrou que essa luta e para fazer valer o esforço daqueles que foram sequestrados, presos, torturados, assassinados e desaparecidos durante do Regime. Segundo ele, “O desrespeito à Constituição Federal e aos Direitos Humanos, do passado e do presente, só serão banidos do nosso país com a busca da verdade para a reconstrução da história e a promoção da justiça”.

Paulo Abrão disse que “há ainda um longo caminho para se romper com a cultura do esquecimento e esse enfrentamento dependerá do engajamento da sociedade, e a juventude tem papel central nesse processo. Essa mesma juventude irá nos ajudar [Comissão de Anistia] a devolver as liberdade civis perdidas naquele momento e contribuirá para que estas liberdades não sejam tomadas nunca mais”, declarou o secretário.

Comenda Honestino Guimarães

Na oportunidade, o presidente da UNE entregou ao secretário Nacional de Justiça a Comenda Honestino Guimarães em reconhecimento pelos trabalhos da Comissão de Anistia, que chegou a sua 70ª Caravana Nacional e percorreu todas as regiões do país, na luta pela verdade e justiça contra os crimes praticados pelo Estado durante o Regime Militar. 

Foto: Joanne Mota