SSA: Câmara analisa relatório do TCM sobre contas de ex-prefeito

Integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Salvador reuniram-se na manhã da última segunda-feira (27/5), para analisar o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomenda a rejeição das contas do ex-prefeito João Henrique, relativas ao exercício financeiro de 2011. O parecer final do colegiado será apresentado nesta quarta-feira (29/5).

Durante a reunião, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) pediu “vistas” ao relatório elaborado pelo presidente do colegiado, para analisar com mais cuidado antes de anunciar o voto. “Eu não discordo da conclusão do relatório, pela manutenção do parecer do TCM. Eu quero analisar porque o parecer, em determinados aspectos, isenta o ex-prefeito de responsabilidade”, argumentou.

Dos sete integrantes do colegiado, o único que votou pela aprovação das contas do ex-prefeito João Henrique foi o vereador Geraldo Júnior (PTN). O presidente da comissão, vereador Cláudio Tinoco (DEM), apresentou o relatório que segue o parecer do TCM, com ressalvas. Além dele, os edis Heber Santana (PSC) e Alfredo Mangueira (PMDB) votaram seguindo o parecer do TCM e o relatório do presidente da comissão.

Os vereadores Gilmar Santiago (PT), Aladilce Souza e Isnard Araújo (PR) vão declarar o voto na próxima reunião da Comissão de Finanças, marcada para quarta-feira (29/5), às 9h, último dia para que o colegiado emita o parecer do relatório do TCM que chegou à Câmara no dia (23/4).

Com três votos pela reprovação, é necessário somente mais um voto para que a comissão se posicione pela rejeição. O pedido de “vistas”, que foi feito pela vereadora Aladilce Souza, permite que os vereadores que já se posicionaram, contrários ou a favor do parecer do TCM, mudem o voto na última reunião da comissão.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro