Prefeitura anuncia investimentos no lançamento do Pacto por SL

 

Pacto Por São Luís
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior anunciou investimentos importantes para o município durante o lançamento oficial do "Pacto por São Luís", na manhã desta segunda-feira (27), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa.

Entre os investimentos está o asfaltamento de vias do polo Coroadinho, a entrega de mais 500 títulos de propriedade que será realizada na primeira quinzena de junho e a celebração de convênio com o Governo Federal no valor de R$ 100 milhões para pavimentação de ruas e avenidas da capital. O prefeito Edivaldo ressaltou que acima de eleições e grupos políticos está o legítimo interesse da população pela prestação de serviços públicos com qualidade.

Na ocasião, Edivaldo Holanda Júnior assinou o protocolo de intenções pelo "Pacto por São Luís", que será encaminhado a outras esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele lembrou que a necessidade da participação da sociedade dentro do que prevê a co-gestão. "O que queremos é compartilhar responsabilidades, formular juntos, realizar juntos. Não pretendemos jamais transferir responsabilidades próprias do poder público", esclareceu.

O Pacto por São Luís consistirá na definição de ações, através de discussão e planejamento da cidade, que serão incorporadas ao Plano Plurianual (PPA). A característica mais importante do Pacto é o acompanhamento dessa agenda de ações pela sociedade civil organizada. Entre as instituições que já estão engajadas está o Instituto de Cidadania Empresarial através do Movimento Nossa São Luís.

Como exemplo dos esforços empregados pela atual gestão para melhorar a cidade, o prefeito Edivaldo enumerou ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura como a Operação Limpeza Rua a Rua, iniciada nesta segunda-feira (27), e o diálogo com o Sindicato das Empresas de Transportes e dos Rodoviários, que mediados pelo Ministério Público e Justiça do Trabalho chegaram a um consenso sem a necessidade de greve.

Entre outros avanços conquistados pela administração municipal foram destacados a licitação do sistema de transporte coletivo que deve ocorrer até o final do ano; a operação tapa-buracos que já alcançou vários bairros; ampliação da iluminação pública e limpeza urbana com redução do contrato em quase R$ 4 milhões e aumento do contingente de trabalhadores; reativação do Núcleo Gestor do Centro Histórico; entre outros pontos.

Estiveram representados na mesa solene de lançamento do Pacto por São Luís a Câmara de Vereadores através do presidente Isaías Pereirinha (PSL); a Assembleia Legislativa, através do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB), representando o presidente Arnaldo Melo (PMDB); a OAB-MA, através do presidente Mário Macieira; a Academia Maranhense de Letras (AML) através do intelectual Joaquim Itapary; a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), através do presidente Edílson Baldez; e do Movimento Nossa São Luís, através do coordenador Daniel Madorra. A mesa também foi composta pelo deputado federal Simplício Araújo (PPS); pelo secretário de Governo, Rodrigo Marques; e pelo secretário de Comunicação, Márcio Jerry.

O lançamento do Pacto por São Luís lotou o auditório Fernando Falcão. Compareceram populares, membros da sociedade civil organizada e parlamentares da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa.

Sociedade civil organizada

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, ao se pronunciar sobre o Pacto por São Luís destacou a abertura do diálogo promovida pela gestão municipal. "Nós sabíamos que um dia seríamos chamados para participar do desenvolvimento desse estado. Nós já fazíamos isso, mas com raridade tínhamos oportunidade de contribuir mais ativamente nas discussões e, finalmente, o poder público começa a entender a necessidade de ouvir a comunidade", disse.

Já o presidente da OAB-MA, Mário Macieira, ressaltou a confiança que a cidade tem depositado na política participativa que está sendo criada. "Quero parabenizar o prefeito por ter superado os modelos de democracia formal para assumir um modelo de gestão de uma autêntica democracia participativa. Em nome da OAB e de todos os advogados maranhenses temos uma grande expectativa e esperança que este seja um marco inicial que unirá todos nós em busca de uma cidade melhor", afirmou.

Fonte: Prefeitura de São Luís