Parlamentares editam Carta pela Paz na Colômbia em encontro

Fórum pela Paz na Colômbia ocorreu em Porto Alegre nos dias 24, 25 e 26 de maio.

carta colombia - divulgação

Parlamentares de diversos países e partidos selaram apoio aos colombianos durante o Fórum pela Paz na Colômbia, realizado em Porto Alegre no final de semana. Eles se reuniram no sábado (25) e elaboraram uma carta, que foram entregues aos movimentos sociais e às delegações da mesa dos diálogos de paz, em Havana, Cuba.

O fórum ocorreu concomitantemente à retomada do diálogo entre o governo colombiano e os insurgentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que realizam uma mesa de diálogos em Cuba com o objetivo de pôr fim ao conflito armado que já dura mais de cinco décadas.

O objetivo do evento foi apoiar um processo de paz com justiça social e participação popular. O deputado Raul Carrion (PCdoB-RS), leu a “Carta dos Parlamentares pela Paz”, durante o encerramento do evento, no domingo. O documento propõe, entre outras propostas, sugere a adesão de outras guerrilhas aos diálogos e que as partes não se levantem da mesa enquanto não houver acordos de paz.

Encerramento

O auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi o cenário para o encerramento das atividades do fórum, que ocorreu desde a sexta-feira (24), na capital gaúcha. Na mesa final também foi exigida a libertação dos antiterroristas cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos.

No fim da leitura, os participantes entoaram palavras de ordem contra o imperialismo e pela integração latino-americana, que emocionou a todos e semeou a esperança pelo fim do conflito armado na Colômbia.

Confira a íntegra da Carta:

“Carta de Parlamentares do Mundo Pela Paz na Colômbia

Reunidos na cidade de Porto Alegre, Brasil, onde realizou-se o Fórum Pela Paz na Colômbia – Justiça Social, Democracia e Soberania, parlamentares de distintas partes do mundo e de distintas regiões do Brasil debateram e deliberaram sobre a situação do povo colombiano, sobre sua necessidade de Paz e sobre seus anseios de uma nação que busca superar o conflito armado iniciado há mais de seis décadas.

Motivados pelas massivas mobilizações pela Paz do povo colombiano e preocupados pelas sistemáticas e permanentes violações aos direitos humanos da população no seu conjunto; entendendo que a Paz na Colômbia é também a Paz da América Latina e dos povos do mundo; as e os parlamentares definiram as seguintes resoluções:

– Apoiamos o processo de Paz iniciado entre o Governo Colombiano e a organização insurgente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

– Instamos o Governo Colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia a manter o processo de Paz pelo tempo que seja necessário, para que só se levantem da Mesa de Paz quando se chegue a uma solução definitiva, que supere o conflito social e armado e que permita a construção de uma Paz com Justiça Social, estável e duradoura.

– Fazemos um chamamento às partes – Governo Colombiano e Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – para que sejam incluídas no processo de Paz as organizações insurgentes Exército de Liberação Nacional – ELN e Exército Popular de Libertação – EPL, pois a Paz só será possível com a inclusão no processo de Paz de todas as organizações insurgentes.

– Consideramos que é urgente e fundamental, para garantir o processo de Paz, um cessar-fogo bilateral permanente e verificável entre o Governo colombiano e as organizações insurgentes.

– Fazemos um chamamento à Mesa de Paz, que está na cidade de Havana, Cuba, para que sejam criados os mecanismos que permitam a participação direta nas negociações das organizações sociais, do movimento popular e da sociedade civil no seu conjunto. Porque o processo de Paz necessita do protagonismo de todas e de todos.

– Instamos o Governo Colombiano a criar as garantias políticas necessárias ao Movimento Social e Político Marcha Patriótica, a setores de oposição e democráticos, para que se permita a ampla participação política democrática e não se lhes violem seus direitos humanos.
Nós, parlamentares compreendemos que a Paz da Colômbia é a Paz do Continente Latino Americano e dos povos do Mundo. Uma Paz com Justiça Social, Democracia e Soberania!

Porto Alegre 25 de Mayo de 2013
Plenária de Parlamentares no Fórum “Pela Paz na Colômbia”

De Porto Alegre,
Isabela Soares