Cidade Solidária atende população no Parque do Bom Menino

 

Cidade Solidária
Mais de 30 mil atendimentos foram realizados durante a primeira edição deste ano do Cidade Solidária, ação social desenvolvida pelo Instituto Cidade Solidária em parceira com a Prefeitura de São Luís, neste sábado (25), no Parque do Bom Menino. A maioria dos atendimentos foi na área de saúde, promovidos pela Secretaria de Saúde (Semus) e Cruz Vermelha do Maranhão. O instituto é um braço de responsabilidade social do grupo de comunicação Cidade.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi recebido com entusiasmo pela população que começou a chegar ao Parque antes mesmo das 8h da manhã. Em sua chegada ao parque, local administrado pela Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel), o prefeito elogiou a iniciativa do instituto e reafirmou a disposição em colaborar com ações desta natureza.

“É com muita alegria que estou participando desta ação, ao lado do vice-prefeito Roberto Rocha. Essa é uma grande ação social promovida pelo Grupo de Comunicação Cidade, envolvendo muitas pessoas, beneficiando toda uma região e que tende a atingir um número maior de pessoas. A Prefeitura apoia irrestritamente este tipo de ação”, comentou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Vários parlamentares, como o vereador de São Luís Roberto Rocha Filho (PSB), os deputados federais Domingos Dutra (PT) e Simplício Araújo (PPS) estiveram no local, prestigiando o evento. Edivaldo Holanda Júnior visitou todos os estandes montados no Parque do Bom Menino para conferir o atendimento ao público. Ele ouviu a população e testou o trabalho das equipes, como na barraca da Cruz Vermelha onde mediu a pressão arterial.

A Prefeitura disponibilizou toda a rede de atendimento através de serviços oferecidos pelas secretarias. Nesta edição houve aumento do atendimento à população pelo Cidade Solidária. Além de agregar outras atividades apoiadas pelo Terceiro Setor, como produção de artesanato, por exemplo, a maioria dos atendimentos confirmada foi para consultas médicas, pediatria, exames preventivos, fisioterapia, fonoaudiologia, avaliação nutricional, farmácia básica, imunização, etc.

“O Cidade Solidária procura articular políticas, reunindo o primeiro setor que são os governos, e empresas, para que num esforço conjunto oferecer esses serviços de cidadania”, disse o vice-prefeito Roberto Rocha. Ele citou a distribuição de mudas de açaí-precoce como um exemplo dessas ações de contribuição para o desenvolvimento sustentável da cidade.

A distribuição de mil mudas de açaí-precoce foi realizada pela Secretaria de Abastecimento e Pesca (Semapa), em conjunto com o Consórcio de Produção Intermunicipal (Cinpra), que também fez parte da ação social realizada no parque. Com a medida, a Semapa passa a contribuir para o aumento da produção do fruto mais consumido atualmente em solo brasileiro e em outros países.

“Em Brasília, São Paulo, Rio e outros centros o consumo aumenta a cada dia. Temos um potencial muito grande para produção da juçara. Mas, ao contrário de crescer, esse potencial vem diminuindo nos últimos anos”, citou Roberto Rocha. Além do Cinpra, outros órgãos têm colaborado para fomentar a produção em São Luís, como Incra e Embrapa, que estiveram representados no Cidade Solidária.

Moradora do bairro Sá Viana, Lucilene Braga, desde às 8 horas estava no local. Dona de casa, ela conseguiu em menos de uma hora receber atendimento médico e logo foi encaminhada para realizar o exame de glicemia capilar. “Sempre que eu posso participo dessas ações. Acho que é sempre bem vinda para a população”, festejou Lucilene Braga.

Segundo o coordenador geral desta edição do Cidade Solidária, Marcelo Caio, os dados estatísticos serão fechados no meio da próxima semana. Mas, pelo que apontam os dados preliminarmente colhidos, ao menos 60 mil pessoas passaram pelo local entre 8h da manhã e meio-dia.

“É uma boa ideia realizar este tipo de ação numa parceira do Terceiro setor e poder público. A população está sempre precisando. Essa é uma boa iniciativa. É uma forma dos políticos se aproximarem da população, receberem as críticas, os elogios, para não ficar somente fazendo isso perto das eleições. Portanto, espero que essa iniciativa vá para os bairros e se amplie para a região metropolitana”, apontou o deputado federal Domingos Dutra.

O secretário de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, disse que a Cidade Solidária demonstra as várias finalidades que o Parque do Bom Menino passou a desempenhar na cidade. “Através de atividades desta natureza e de outras estamos abrindo o parque para as várias utilidades que ele pode ter para a comunidade”, analisou o secretário. A Semdel organizou atividades físicas e promoveu torneios na estação recreação.

A Secretaria de Educação (Semed) também esteve presente no local com um estande com livros de literatura infantil e contação de histórias. Educação para o trânsito esteve entre as ações oferecidas pela Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) para as crianças.

O Cidade Solidária teve ainda a parceria com as secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Turismo (Setur), Segurança e Cidadania (Semusc), e Criança, Assistência e Social (Semcas).

Fonte: Prefeitura de São Luís