BA: Após polêmica, candidata negra vence concurso de beleza

A final do Miss Bahia 2013, que aconteceu no último sábado (25/5), em Salvador, pôs fim à polêmica sobre a ausência de mulheres negras no concurso, pelo menos por enquanto. É que mesmo com a participação de 28 candidatas brancas e apenas duas afrodescendentes, a disputada coroa ficou com a estudante Priscila Cidreira, que é negra e representante do bairro da Santa Cruz.

O anúncio das finalistas, feito pela Rede Bandeirantes, organizadora do concurso, dias antes da escolha, gerou protestos, principalmente em redes sociais da internet. A foto das 30 mulheres selecionadas deixava clara uma predileção dos jurados por candidatas brancas e loiras.

A polêmica desencadeou uma petição online, ligada ao Change.com, que exigia uma explicação imediata sobre a ausência de mulheres negras, levando em conta que a maioria da população baiana é de afrodescendentes, com aproximadamente 80%. O documento pedia, ainda, a substituição dos jurados.

“A representatividade étnica das finalistas do concurso não deixam dúvida de que há por parte dos juízes uma preferência óbvia por um biotipo. Portanto, vamos fazer justiça por todas as meninas negras lindas, que têm o direito de sonhar em um dia ser Miss Bahia. Ou Miss Brasil e quem sabe, Miss Universo. Vamos assinar para que a cara do Miss Bahia 2014 seja bem diferente”, diz a petição.

Até a final do concurso, o abaixo-assinado direcionado à Band Bahia já tinha mais de 2.500 assinaturas.

A Miss

A mulher mais bonita da Bahia tem 22 anos, cursa Psicologia, e diz se admiradora da ex-Miss Universo angolana Leila Lopes e da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, ambas negras. Priscila disputa, agora, o Miss Brasil, que acontece em setembro, em Minas Gerais.

De Salvador,
Erikson Walla