Fórum fortalece integração latino-americana pela paz na Colômbia

Após três dias de atividades e intensos debates com os movimentos sociais e parlamentares de diversas partes do mundo, terminou neste domingo (26), em Porto Alegre, o Fórum pela Paz na Colômbia.

Por Érika Ceconi, de Porto Alegre

O fortalecimento da unidade latino-americana marcou o encontro em solidariedade para a incansável luta dos colombianos por uma paz com justiça social, soberania e democracia no país.

Durante a Assembleia dos Movimentos Populares, Nora Cortiñaz, da linha fundadora das “Mães da Praça de Maio” na Argentina, foi convidada para integrar a mesa e, muito aplaudida, reafirmou o apoio à Colômbia, afirmando que “a fraternidade entre nossos povos é o que fará com que vivamos uma vida digna”.

Leia também:
Farc participam de Fórum pela Paz na Colômbia

Os organizadores do fórum sintetizaram, na declaração final, as propostas geradas a partir das mesas de debates para o fim do conflito social e político sofrido pelos colombianos há mais de 50 anos.

O documento destaca a união do povo latino-americano “para exigir o cessar-fogo bilateral, a participação plena dos movimentos políticos e sociais na mesa de diálogos e o acompanhamento dos povos do continente e do mundo no processo de paz, com justiça social, soberania e democracia”.

Apoio dos Parlamentares

Parlamentares de diversos países e partidos também demonstraram apoio aos colombianos; eles se reuniram no sábado (25) e elaboraram uma carta, que será entregue aos movimentos sociais e às delegações da mesa dos diálogos de paz, em Havana. 

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Raul Carrion (PCdoB), leu a “Carta dos Parlamentares pela Paz”, que entre outras propostas sugere a adesão de outras guerrilhas aos diálogos e que as partes não se levantem da mesa enquanto não houver acordos de paz.

"La espada de Bolívar por América Latina"

O auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi o cenário para o encerramento das atividades do fórum, que ocorreu desde a sexta-feira (24), na capital gaúcha. Na mesa final também foi exigida a libertação dos antiterroristas cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos. 

No fim da leitura os participantes entoaram palavras de ordem contra o imperialismo e pela integração latino-americana, que emocionou a todos e semeou a esperança pelo fim do conflito armado na Colômbia. 

Foto: Rafael Daguerre