Seminário discute implantação do Memorial Carlos Marighella

Militantes e representantes de entidades da sociedade civil avançam na criação de um espaço para contar a história de todos que lutaram contra a Ditadura Militar. O seminário “Memorial da Resistência Carlos Marighella: reflexões e subsídios ao processo de implantação” acontecerá neste sábado (25/5), das 9h às 12h, no auditório do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, na avenida Sete de Setembro, Centro de Salvador.

O encontro contará com a presença de Kátia Felipini, do Museu da Resistência de São Paulo, Joviniano Neto, do Grupo Tortura Nunca Mais, Albino Rubim, secretário estadual de Cultura, além de Carlos Marighella, coordenador do Grupo de Trabalho e filho do militante que dará nome ao memorial. O evento, voltado para militantes e entidades representativas da luta contra a ditadura, tem como objetivo ouvir as experiências de pessoas envolvidas com outros memoriais do país.

O resultado do seminário subsidiará as ações futuras para a fundação do Memorial da Resistência Carlos Marighella, dedicado a homenagear aqueles que enfrentaram o golpe militar de 1964. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult/BA).

O seminário é o resultado de encontros semanais iniciados em janeiro de 2013, realizados pelo grupo de trabalho envolvido na discussão da criação do Memorial. Por iniciativa da Secult/BA, o local para abrigar a memória da luta contra a ditadura já está garantido. O Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC) disponibilizou dois imóveis localizados no Pelourinho, que serão reformados e adaptados a construção do Memorial da Resistência Carlos Marighella.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências