Revista que traz as principais ações do governo Wagner é lançada

Uma cerimônia realizada no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador, na noite da última quinta-feira (23/5), marcou o lançamento da revista “6 anos de Governo”, publicação da Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), que traz as ações do governo Wagner de 2007 até o ano passado. O evento contou com a presença do governador, do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, e outras autoridades.

Em sua fala, Wagner tratou de explicar que o material não se trata de publicidade, mas um instrumento de informação de qualidade que, segundo ele, é um direito da democracia e da cidadania. “Aqui não se trata de uma ação de propaganda, é muito mais uma prestação de contas, colocando o conjunto daquilo que foi realizado. Este é um dever de qualquer governante, explicar e prestar conta aos donos do poder, que é o povo”.

Dentre os assuntos abordados na revista, Wagner destacou a atração de investimentos, que ele classificou como fundamental. “São quase 400 novas empresas implantadas ou em implantação, que geraram, em seis anos e quatro meses, 519 mil novos empregos. Eu destacaria também as obras para a convivência com a seca. Estou chegando agora do interior, a adutora do São Francisco é uma obra grandiosa que representa a redenção daquela região”.

A Revista

De acordo com Robinson Almeida, a publicação é um balanço do conjunto de ações realizadas pelo Estado, incluindo obras sociais e de políticas públicas de saúde, educação, segurança, água, saneamento, infraestrutura e logística. “Com isso o governo cumpre seu papel de prestar conta das suas ações, descortinando também o futuro, falando sobre a Ferrovia Oeste-Leste, a Ponte Salvador-Itaparica, o metrô Salvador-Lauro de Freitas, obras que vão mudar definitivamente o nosso desenvolvimento econômico, interiorizando as oportunidades”.

Com o tema “Faz mais pela Bahia, faz mais pelos baianos”, a revista tem 120 páginas e uma programação visual moderna. Segundo a Secom, as informações não estão agrupadas por secretarias, mas por áreas, com ações e programas comuns entre os diversos setores do governo.

A versão digital da revista pode ser acessada pelo (www.terradetodosnos.com.br/revista6anos)

Fotografia

Durante a cerimônia foi lançado também o livro ‘Baianos’ do fotógrafo Manu Dias, coordenador de fotografia da secretaria. Segundo ele, a ideia do livro de fotografia começou em 2005, quando concluiu outro trabalho, chamado ‘A alma das ruas’.

“Com o final de um projeto, comecei a pensar em outro, sobre a formação étnica do nosso povo, e comecei a pesquisar, aproveitando a oportunidade de trabalhar com o governador Jaques Wagner, o que me proporcionou uma mobilidade muito grande”, explicou Manu.

Para o livro, foi feita uma pré-seleção de 1,5 mil imagens, das quais foram escolhidas cem. “É uma tentativa de apresentar um mosaico de cada pedacinho da nossa cultura, da nossa sociedade, do povo baiano”.

Da Redação
*Com Secom/BA