Presidente palestino recebe autoridades dos EUA e Reino Unido

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, recebeu separadamente e de forma consecutiva o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, anunciaram fontes oficiais nesta sexta-feira (24).

A reunião do mandatário palestino com Kerry se estendeu por mais de duas horas. O chefe da política externa dos EUA procedeu a uma atualização detalhada de ideias sobre a economia palestina de acordo com o programa de trabalho do Quarteto.

Em novembro do ano passado, o Quarteto internacional sobre a Palestina, integrado por Estados Unidos, Rússia, a ONU e a União Europeia, foi alvo de duras críticas por parte da Liga Arabe e países do Oriente Médio por sua incapacidade de agir de maneira imparcial a respeito das constantes e crescentes violações israelenses dos acordos de Oslo e o confisco de terras palestinas.

Até o presente não existem informações oficiais precisas sobre outros temas tratados durante a prolongada reunião do mandatário palestino com John Kerry.

Por seu turno, o ministro britânico das Relações Exteriores se limitou a declarar que seu governo apoia as gestões nes em curso de Kerry para retomar as negociações de paz palestino-israelenses, suspensas desde 2010 devido ao reinício da construção de assentamentos paramilitares na Cisjordânia.

O presidente Abbas e o secretário Hague discutiram "a insustentabilidade da situação em Jerusalém oriental, na margem ocidental do Jordão e na Faixa de Gaza e exploraram em detalhes as perspectivas de um retorno a negociações de paz sérias e credíveis com Israel", informou a agência oficial palestina de notícias WAFA.

Tanto Kerry como Hague chegaram à Palestina depois de participar da reunião dos chamados Amigos da Síria, realizada em Amã, capital da Jordânia.

Prensa Latina