Movimentos sociais clamam por paz com justiça social na Colômbia

Nesta sexta-feira (24), a cidade de Porto Alegre (RS) tradicionalmente conhecida por ser o cenário para reivindicações dos movimentos sociais é sede até o próximo do domingo (26) do Fórum pela Paz na Colômbia que reúne milhares de várias partes do mundo em solidariedade ao povo colombiano.

Érika Ceconi, de Porto Alegre

Com uma mesa composta por dirigentes sindicais, partidos políticos, parlamentares e movimentos sociais, representantes de toda a América Latina e do País Basco puderam dar sua saudação aos participantes e demosntrar apoio à iniciativa. Usando chapéus, goros, com bandeiras de diversos países e de distintas cores, mais de duas mil pessoas lotaram a Assembleia Legislativa para participar do ato político de abertura oficial do fórum.
                                                                                                                    Foto: Rafael Daguerre

A presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, afirmou que os diálogos de paz que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e o governo colombiano realizam em Cuba são um grande passo e parabenizou a iniciativa do encontro “é preciso que a diplomacia popular esteja em exercício”, frisou a pacifista, que também lembrou-se da marcha realizada em abril, onde milhares de colombianos ocuparam as ruas do país para pedir paz.

                                                                                                                     Foto: Marcos Tenório

Por sua vez, a jornalista Miriela Fernandez, em nome do capítulo cubano dos Movimentos Sociais para a Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), reafirmou o apoio da organização para que o povo colombiano construa a paz e recordou que Hugo Chávez abriu as portas para todos os processos de paz no continente.

A Alba realizou sua 1ª Assembleia Continental na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema de 16 a 20 de maio e reuniu mais de 200 delegados de movimentos sociais de 22 países latino-americanos para fortalecer a integração dos povos e concretizar um projeto de articulação no continente.

PCdoB

O líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-RS) na Assembleia Legislativa da capital gaúcha, o deputado Raul Carrion, expressou seu apoio para a atividade e solidariedade ao colombiano. Carrion afirmou que está-se construindo uma nova realidade na América Latina com a integração dos povos.

No fim do evento todos entoaram numa só voz:

"Alerta, alerta,alerta que camina la Espada de Bolívar por América Latina, y tiembla y tiembla y tiembla Imperialista , que América Latina se vuelva socialista".

                                                                                                                           Foto: Rafael Daguerre

Após o fim do ato político, o cantor e compositor uruguaio Daniel Viglieti abriu um show com seus clássicos que emocionaram à todos os presentes, após cantar “a desalambrar” o uruguaio cantou uma polca e recebeu de presente da organização do evento um pacote de café produzido pelas Zonas de Reserva Camponesa da Colômbia. Os brasileiros Pedro Munhoz, Círero de Crato e Zé Pedro Rocha finalizaram o evento com a canção "terra".