Semus amplia número de equipes do Saúde da Família

 

Semus amplia número de equipes do Saúde da Família
Com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica à Saúde no município, a Secretaria de Saúde (Semus) de São Luís ampliou o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Atualmente, 104 equipes atuam no atendimento diário nas Unidades Básicas e Postos de Saúde da capital.

A Atenção Básica é o conjunto de ações que abrange a prevenção de agravos das doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, com foco na redução de danos e manutenção da saúde. As equipes do PSF têm forte atuação junto às famílias e promovem mobilização junto às comunidades.

O aumento das equipes elevou nesse mês a cobertura do atendimento para 35% da população, alcançando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). No início dessa semana, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Saúde, Vinicius Nina, estabeleceram o prazo de 18 meses para que o Programa alcance 50% da população, o que representará a integração de mais 43 equipes.

Em janeiro, assim que a nova gestão assumiu a pasta, a cobertura do Saúde da Família era de 27% e contava com apenas 80 equipes, sendo que 25 delas estavam sem médicos em seus quadros. Além disso, profissionais demonstravam insatisfação devido ao atraso dos pagamentos, e existia risco do PSF, em São Luís, ser descredenciado pelo Ministério da Saúde.

Cada equipe do PSF é composta por profissionais da área médica, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em Unidades onde existe também a estrutura para atendimento odontológico, a equipe recebe o reforço de dentistas e auxiliares de saúde bucal. Ao todo, são 38 equipes de saúde bucal atuando no programa em São Luís.

“A atuação das equipes foi normalizada. Nosso próximo passo agora é desenvolver as ações necessárias para a contratação de novas equipes”, afirmou a coordenadora municipal do Programa Saúde da Família, Paola Trindade.

Uma das medidas adotadas pela Semus para reforçar as equipes do Saúde da Família e sanar o problema causado pela falta de médicos foi a adesão ao programa federal de valorização da Atenção Básica, o Provab. Com isso, 45 novos médicos estão sendo integrados e reforçando o atendimento à população.

Para o secretário Vinicius Nina, o papel do Saúde da Família é de grande importância para que se possa otimizar o fluxo necessário no atendimento. “Hoje, no modelo assistencial que é utilizado predomina o atendimento ao paciente em hospitais de grande porte e, em inúmeras vezes, são problemas que podem e devem ser resolvidos pelo médico de família. Esse profissional, assim como toda a equipe do PSF tem um melhor conhecimento da realidade desses pacientes”, destacou.

Fonte: Prefeitura de São Luís