Sem categoria

“A juventude é protagonista de muitas conquistas em nosso país” 

Foi o que declarou, em entrevista à Rádio Vermelho, o presidente da União da Juventude Socialista, André Tokarski, ao refletir sobre a juventude organizada no Brasil, sobre a importância desta juventude se apoderar dos argumentos necessários para a luta política e sobre seu papel na construção de um país melhor.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 



Segundo ele, entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) jogam um papel essencial no processo e contribui para o amadurecimento político de juventude que já entende seu papel na construção da história.

“Entidades como estas demonstram que vale a pena participar da política no Brasil, vale a pena participar do movimento estudantil. Está claro que é muito importante que a juventude esteja organizada e munida das ferramentas necessárias para a disputa de ideias que está em curso”, externou o dirigente.

Congresso da UNE

Ao falar sobre o significado da realização do Congresso da UNE, André Tokarski explicou que a juventude socialista, bem como a juventude organizada de maneira geral, “entende o Congresso da UNE como o principal Fórum da Juventude da América Latina. Um momento que mobiliza cerca de 95% da instituições de ensino em todo o Brasil. De modo que se converte em um espaço importante de conscientização política e produção de conhecimento em torno de ações para um educação melhor e um país mais desenvolvido”.

O Cogresso na UNE ocorrerá entre os dias 29 de maio e 2 de jundo em Goiânia e reunirá cerca de 10 mil jovens.

Ouça a íntegra na Rádio Vermelho: