Flávio Dino define estratégias de turismo Brasil-Alemanha

 

Flávio Dino discute turismo com parlamentares alemães

Flávio Dino, presidente da Embratur, recebeu na tarde desta terça (21) membros do parlamento alemão, que compõem a Delegação de Turismo da Alemanha. A comitiva chegou ao Brasil ontem e um dos primeiros compromissos no país foi a discussão de parcerias de turismo com o Brasil.

“Temos um importante fluxo de turismo entre os dois países, relações econômicas sólidas e muitas oportunidades de negócios pela frente. A Alemanha é o 3º maior emissor de turistas para o Brasil, um mercado que acreditamos no crescimento do turismo, não só pelo número de visitantes, mas também pelas oportunidades de investimento que o Brasil oferece”, disse Dino ao dar as boas vindas à delegação.

Aos alemães, Dino fez uma breve apresentação sobre as a situação do Brasil, destacando a economia do turismo no desenvolvimento das regiões do país. Em seguida, apresentou o vídeo da campanha publicitária da Embratur para promover os destinos brasileiros no mercado internacional.

“As imagens falam por si só. Elas fazem com que tenhamos mais vontade de conhecer toda a diversidade do Brasil e vivenciar a energia que o brasileiro tem, um traço marcante do país”, disse a chefe da delegação alemã, a deputada Rita Pawelski.

Pawelski destacou que, para a Alemanha, o Brasil é um país que apresenta aspectos positivos também pelo crescimento na economia e perspectivas de expansão em todos os outros setores. “Agradecemos a gentileza de nos receber e nos colocar à disposição informações sobre como o país vê o turismo e as estratégias de posicionamento dentro do mercado internacional”, disse Rita.

Os outros membros da comitiva realizaram uma rodada de perguntas para os dirigentes da Embratur. As principais dúvidas foram sobre infraestrutura, estruturação dos produtos turísticos, segurança pública e atrativos para públicos segmentados, por exemplo, os aposentados.

Ano Brasil + Alemanha

Flávio Dino lembrou que as estreitas relações entre Alemanha e Brasil têm longa tradição. “O ano ‘Alemanha + Brasil 2013-2014’ deverá representar o que compartilhamos para moldar o futuro. Num mundo em rápida transformação, pretendemos oferecer respostas e ideias sustentáveis para a vida futura”.

Outra ação importante que acontecerá em 2013 será a participação do Brasil como país de honra da Feira do Livro de Frankfurt de 2013. Um dos maiores encontros do ramo editorial do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt acontece todo ano no mês de outubro.

Reúne especialistas do mundo editorial de mais de 120 países. É um fórum privilegiado para expansão de negócios e formação de rede de contatos. O país homenageado recebe a oportunidade de expor ao mundo o potencial editorial de seu mercado literário.

“A Embratur tem todo interesse em fazer parte do esforço do governo brasileiro para participar do evento e ampliar a divulgação do país como destino turístico na Alemanha, importante mercado emissivo de visitantes para o Brasil”.

Para ele, a cultura tem sido utilizada como ferramenta para elevar o país a um patamar diferenciado no mercado internacional. E as nossas estratégias de promoção turística estão cada vez mais embasadas nos diversos elementos culturais.