Comissão da Verdade defende que AL-BA devolva mandatos cassados

Uma das primeiras ações da Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), instalada oficialmente na última terça-feira (21/5), foi apresentada à Mesa Diretora da Casa, pelo presidente do colegiado, Marcelino Galo (PT). Trata-se do projeto que pretende devolver os mandatos aos deputados cassados durante o período da ditadura militar (1964-1985).

Se aprovada a resolução, os deputados ou seus familiares devem receber diplomas simbólicos comprovando a restituição dos mandatos cassados. Para Galo, a iniciativa é uma forma de mostrar à sociedade o papel histórico dos parlamentares da Bahia no enfretamento ao regime militar.

“Foram parlamentares que não se calaram e continuaram atuando na política como forma de contribuir com o futuro do país e das gerações de brasileiros e brasileiras que hoje podem exercer sua liberdade. É, acima de tudo, uma proposição que busca reparar esse erro histórico, fazendo Justiça aos brasileiros, à democracia e ao país”, pontua.

A proposta contempla oito nomes de ex-deputados. São eles: Diógenes Alves, Enio Mendes de Carvalho, Sebastião Augusto de Souza Nery, Wilton Valença da Silva, Hamilton Saback Cohim, Luiz da Silva Sampaio, Marcelo Ferreira Duarte Guimarães e Osório Cardoso Villas Boas.

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/AL-BA