Flávio Dino participa de debate sobre a Copa no Senado

 

Flávio Dino
Flávio Dino irá ao Senado discutir ações para promoção da Copa do Mundo em 2014. O convite foi feito pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para planejar, a partir da próxima quarta (22), os megaeventos como plataformas de promoção do turismo brasileiro.

A audiência pública, que tem como foco os projetos do governo para o setor, abre o ciclo de debates sobre a preparação do país para a Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica, Olimpíadas e Paralímpiadas.

Em outra audiência pública, daquela vez realizada pela Câmara dos Deputados para discutir o mesmo tema, Flávio Dino também esteve presente e destacou os investimentos feitos pelo governo federal para que os ganhos com o turismo durante os megaeventos façam com que o turismo internacional para o Brasil continue fortalecido após os eventos.

Na Câmara, Flávio Dino propôs um Pacto pela Competitividade no turismo brasileiro. A ideia é unir esforços das administrações públicas à iniciativa privada para diminuir preços de hotéis e hospedagens pelo país.

Dino lembrou ainda que o Brasil tem crescido na entrada de turistas estrangeiros através da promoção internacional liderada pela Embratur.

“No ano passado, realizamos um evento por dia útil no exterior, mostrando todos os atrativos brasileiros como nossa cultura, gastronomia e belezas naturais. Apenas nesta semana, estamos com eventos em Cuba, no México, na Itália e nos Estados Unidos. Vamos ultrapassar a barreira dos 6 milhões de turistas estrangeiros em 2013 e alcançar a meta de 10 milhões após as Olimpíadas”, afirmou o presidente do Instituto.

Audiência no Senado

A realização do ciclo de audiências foi sugerida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). O presidente da CDR, senador Antônio Carlos Valadares (PSDB-SE).

“O Brasil está, neste momento, extremamente preocupado, e com muita razão, em acelerar as obras de infraestrutura dos estádios, de mobilidade urbana, enfim, obras importantes para a realização desses megaeventos. Mas uma discussão importante tem que se dar nesta Comissão: O que fazer durante a realização desses eventos?

Como receber os nossos turistas? [É fundamental] A discussão e o debate da mobilidade urbana e também dos hotéis, da segurança, dos restaurantes, da oferta de bens e serviços àqueles que vêm de todas as partes do mundo visitar o Brasil durante esses megaeventos – argumenta Valadares.

Além de Flavio Dino, foram convidados o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Ronald Abrahão Ázaro; o coordenador-geral do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (Gecopa), Luis Manuel Rebelo Fernandes; e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

Fonte: Blog Jorge Vieira