Jornalista que fraudou agenda Dino está a serviço da oligarquia

 O jornalista Mino Pedrosa, titular do Blog do Mino, autor do post “O exemplo tem que vir de casa”, no qual acusa Flávio Dino de fraudar agenda da Embratur para fazer política no Maranhão, é velho conhecido da classe política maranhense por vender seus serviços à oligarquia Sarney sempre que um candidato apoiado pelo Palácio dos Leões não consegue decolar nas pesquisas. Foi assim em 1994 com Roseana Sarney (PMDB).

Cafeteira
Especialista em inventar histórias, publicá-las em veículo de circulação nacional para ser repercutida na mídia atrelada à oligarquia, Mino esteve no Maranhão em 1994 para produzir uma obra de ficção, na qual o senador Epitácio Cafeteira (PTB), candidato favorito ao governo do Maranhão, foi apresentado como o homem que havia transferido US$ 1 milhão para o Rio de Janeiro. O transporte do dinheiro teria sido feito num envelope pardo, entregue a empresa transportadora de valores Norsegel, no edifício Granville, o prédio mais famoso da época.

Mino caprichou na falsa informação contra Cafeteira, conseguiu que a revista “Isto É” imprimisse uma capa exclusivamente para o Maranhão, com Cafeteira vestido impecavelmente ao lado de uma pasta preta, carros de luxo e o título “Carrões e Milhões”. A mentira não resistiu muito tempo porque o então proprietário da Norsegel, Ivan Loureiro, emitiu uma certidão afirmando nunca ter transportado dinheiro para o senador.

Como a plantação da farsa não surtiu o efeito esperado e Cafeteira continuava liderando com folga, coube ao próprio senador José Sarney ir ao estúdio da TV Mirante anunciar a maior mentira da história política do Maranhão: Cafeteira era assassino, mandou espancar, assassinar e ocultar o cadáver do funcionário da Companhia Vale do Rio Doce, Anacleto Reis Pacheco, por ter se envolvido num acidente em que faleceu o vereador Hilton Rodrigues, sogro de Cafeteira.

Lembro com se fosse hoje o esforço de Miguelzinho, então presidente do Sindicato dos Ferroviários da Estrada de Ferro Carajás, para localizar Reis Pacheco no interior do Pará e trazê-lo a São Luís para desmascarar a farsa do Sarney, gravando para o horário eleitoral. A declaração de Pacheco foi ao ar no último programa da propaganda eleitoral.

Agora vem de novo o seu Mino Pedrosa, mais uma vez a serviço da oligarquia do Sarney inventar um nova história contra o presidente da Embratur, Flávio Dino, líder disparado nas pesquisas para vencer a eleição de 2014. Coincidentemente, o candidato da oligarquia Sarney, Luís Fernando Silva, não consegue decolar, a exemplo de Roseana em 1994.

Como nada foi capaz de mudar a preferência do eleitorado, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, comandado por Pires da Fonseca, um eterno colaborador da oligarquia, fraudou a eleição e entregou o mandato de presente para Roseana Sarney em 1994. O mais alarmante da fraude foi o deputado Sarney Filho ter invadido, bêbado, os estúdios da Rádio Educadora para anunciar, antes do TRE confirmar a fraude, que Roseana havia vencido o pleito com 18 mil votos de diferenças para Cafeteira.

Após a posse da candidata que se elegeu mediante fraude no processo de apuração das urnas no Tribunal Regional Eleitoral, o então prefeito Eliseu Freitas foi ao Palácio dos Leões em busca de verbas para Barra do Corda e foi aconselhado pela governadora a fazer o pleito em outro momento porque havia se elegido com dificuldade, com uma diferença de apenas 18 mil votos. Eliseu, conhecido por não ter papa na língua, soltou a pérola: “Venceu por 18 mil porque quis, pois que fraude 18 mil pode fraudar o quanto quiser”.

Hoje (16), num duro pronunciamento, na tribuna, o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Rubens Pereira Júnior, denunciou que a oligarquia Sarney quer impedir que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), cumpra agenda oficial do governo federal no Maranhão.

Segundo Rubens Júnior, a iniciativa do presidente da Embratur em valorizar o turismo maranhense, alinhando-o à rota nacional e internacional, é vista com bons olhos pela população do Estado, sendo merecedora do aplauso de todos.

“Por conhecer a realidade do nosso Estado e o potencial turístico que temos, o presidente Flávio Dino faz o que todo representante do Maranhão deveria fazer, valorizar a cultura e o potencial do seu Estado”, declarou Júnior.

Fonte: Blog Jorge Vieira