Após pressão de trabalhadores, Correios pagam PLR de 2012

Depois de muita mobilização, os trabalhadores dos Correios deram por encerrado o estado de greve da categoria devido ao não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), nos mesmos moldes do ano anterior. Em São Paulo (SP), a decisão foi tomada em assembleia na noite de terça-feira (14). A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) efetuou o pagamento na noite de sexta-feira (10) a 116 mil carteiros de todo país.

Em nota ao Vermelho, os Correios afirmaram já efetuaram o pagamento da PLR 2012 aos empregados. Por sua vez, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios e Similares de São Paulo, Região da Grande São Paulo e Zona Postal de Sorocaba (Sintect-SP), faz críticas sobre os comunicados oficiais da empresa, que substimam o trabalhador e, em um deles, classifica como "intransigentes" as entidades representativas de trabalhadores.

"O gesto da empresa de pagar de forma unilateral a PLR a 116 mil trabalhadores, mesmo sem acordo com as representações sindicais, é mais uma ação de valorização do empregado. Foi a intransigência dos sindicatos nas mesas formais e na mediação no Ministério Público do Trabalho que atrasou o pagamento", afirma o comunicado da ECT divulgado na sexta (10), que começa com o seguinte aviso à categoria: "Em respeito às trabalhadoras e trabalhadores e em homenagem às mães ecetistas, os Correios estão pagando a PLR 2012."

Ainda de acordo com a empresa, o valor que pago é até 21% maior que a PLR paga anteriormente.

A categoria tem data-base em 1º de agosto e nos últimos dois anos os trabalhadores só conquistaram suas reivindicações após mobilização intensa de greve.

Da redação do Vermelho com Sintect-SP