SSA: Servidores da prefeitura em greve denunciam agressões

Os servidores da prefeitura de Salvador, em greve desde a última sexta-feira (10/5), foram vítimas de agressões por guardas municipais da cidade, enquanto participavam de atividades do movimento grevista, segundo o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps). O caso aconteceu na última segunda-feira (13), em frente à sede da Vigilância Sanitária de Salvador (VISA), na Vasco da Gama.

Os agredidos são dois dirigentes do sindicato que estavam na VISA conversando com os trabalhadores, com o objetivo de convencê-los a suspender os trabalhos. Durante a visita, Everaldo Braga e Bruno Cruz foram surpreendidos por 20 guardas e, segundo o Sindseps, receberam “murros, chutes, empurrões, cacetadas e gás de pimenta no rosto, a mando do superintendente Coronel Edson e do supervisor Amaral”.

“Os colegas e guardas municipais, sem argumentos, desrespeitaram a decisão dos trabalhadores públicos municipais, tomada em assembleia, de entrar em greve e partiram pra violência quando os diretores do Sindseps falavam com servidores que estavam indecisos sobre a suspensão dos trabalhos. Inclusive, diversos servidores testemunharam o espancamento e foram ameaçados”, disse, em nota, o sindicato.

Na mesma nota, a entidade repudia a ação da Guarda Municipal e avisa que as providências necessárias serão tomadas. O Vermelho entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Guarda Municipal de Salvador, através do telefone indicado na página da instituição (www.gmsalvador.wordpress.com), mas ninguém atendeu às ligações.

Os dirigentes do Sindseps denunciam, também, que a administração municipal, do prefeito ACM Neto (DEM), tenta desqualificar o movimento, espalhando mentiras entre os funcionários.

“Orientamos que a categoria não acredite nas mentiras que a administração municipal está espalhando. Os servidores são o Sindicato e precisamos que todos ajudem nesta luta por melhores condições de trabalho, assistência médica e salário digno, ao invés de executarem os desmandos da gestão de ACM Neto”, continua a nota.

A Greve

Os servidores municipais decidiram continuar em greve e chegam, nesta terça-feira (14), ao 5º dia de paralisação das atividades. Eles reivindicam um reajuste salarial de 20% no vencimento base dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e de empresa pública, além do mesmo aumento na tabela de gratificação de competência para todos os funcionários públicos do município.

A categoria também exige a implantação de assistência médica, a aprovação do Plano de Cargos e Vencimentos, realização de concurso público e novos fardamentos para todas as áreas.

De Salvador,
Erikson Walla