Lula Morais ressalta biografias de militantes comunistas

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) chamou atenção, nesta terça-feira (14/05), durante o primeiro expediente da sessão plenária, para as biografias que têm sido lançadas no Brasil e que ajudam a difundir a história recente da política nacional. O deputado ressaltou obras como a biografia do guerrilheiro Carlos Marighella, de Getúlio Vargas, de Luís Carlos Prestes e, em especial, de João Amazonas.

O parlamentar citou a relevância da história de Amazonas como uma presença marcante e significativa no nascimento do Partido Comunista do Brasil. João Amazonas de Souza Pedroso aderiu à Aliança Nacional Libertadora (ANL) em 1935, em seguida ingressou na Juventude Comunista e logo após no Partido Comunista do Brasil (PCB).

Em 1943 foi eleito membro do Comitê Central do PCB, passando a compor a Comissão Executiva e o Secretariado, ficando responsável pelo trabalho sindical e de massas. Foi um dos principais organizadores do Movimento Unificador dos Trabalhadores (MUT), em 1945. Nesse mesmo ano foi eleito deputado federal constituinte. Em 1961, resolveu reorganizar o Partido Comunista do Brasil, rompendo com a linha reformista, e adotou a sigla PCdoB.

Segundo Lula Morais, o ex-presidente Lula dizia que João Amazonas era o único que acreditava na eleição dele e no comando do país pela esquerda. “Mas ele morreu em maio de 2002, antes de ver concretizado o sonho”, contou o deputado. “Ainda temos muito a construir, mas o legado de João Amazonas nos permite perceber a importância de tomarmos consciência do papel histórico desses militantes revolucionários na construção da nossa democracia”, concluiu.

Fonte: Agência de Notícias da AL