Conselho Mundial da Paz dá declaração sobre explosões na Turquia

As explosões a bomba registradas neste sábado (11) na Turquia deixaram mais de 40 mortos e centenas de feridos, na cidade de Reyhanly. O governo turco, incialmente, confessou ter apenas hipóteses sobre a responsabilidade pela violência, mencionando a questão curda e o conflito na Síria, onde atuam grupos armados que contam com o apoio, entre outros, da própria Turquia, numa política desestabilizadora. O Conselho Mundial da Paz publicou uma declaração sobre o assunto no domingo (12).

Prevendo a intensidade da instrumentalização feita pelo governo turco dos atentados à bomba para agredir o governo sírio do presidente Bashar al-Assad, o Conselho Mundial da Paz, uma organização internacional que agrega cerca de 80 organizações dedicadas à luta pela paz, emitiu uma declaração em que condena a influência imperialista na região, com o apoio direto aos grupos armados que atuam no interior da Síria, e pedem que o governo turco não leve adiante as acusações contra o governo sírio.

Leia a declaração a seguir:

O Conselho Mundial da Paz exprime séria preocupação acerca da explosão de bombas na cidade turca de Reyhanly, a alguns quilômetros de distância da fronteira com a Síria.

As muitas dezenas de mortos e o ainda muito maior número de feridos (a cujos familiares endereçamos a nossa solidariedade e as nossas condolências) acrescentam um novo elemento à escalada que os agressores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus aliados regionais vêm levando a cabo.

Não é casualidade que essa mesma cidade turca de Reyhanly venha sendo utilizada como trampolim para o recrutamento, o treino e o envio de mercenários armados para a Síria, há já dois anos, ao mesmo tempo em que a mesma cidade era mencionada em numerosas declarações do Movimento Turco pela Paz como base de transferência de armas e equipamentos militares para o chamado Exército Sírio Livre.

Desconhecendo ainda os detalhes acerca destas explosões de bombas e do seu contexto preciso, é óbvio que as políticas de interferência política e militar ativa postas em prática pela Turquia (acompanhadas recentemente pela instalação de mísseis Patriot da Otan na mesma área), parte integrante dos planos imperialistas para desestabilizar e derrubar o regime sírio, estão tendo consequências tanto para o povo sírio como para o povo turco. Alimentam ações criminosas como esta. Apelamos ao governo da Turquia a que não utilize as bombas de Reyhanly como pretexto para um ataque direto contra a Síria.

O CMP, tendo organizado há dez dias, em conjunto com a Associação Turca da Paz, um grande comício/concerto de solidariedade com o povo da Síria na cidade de Antakya, a apenas 40km de distância de Reyhanly, está seguro dos sentimentos favoráveis à paz partilhados pela grande maioria do povo turco, e em particular pelo povo da região de Hatay (à qual Reyhanly pertence). Nesse mesmo contexto, exprimimos a nossa solidariedade para com as manifestações em curso em mais de dez cidades da Turquia, incluindo Antakya, manifestações que exigem a paz e o fim da interferência na Síria.

Reiteramos as palavras de ordem e as exigências que partilhamos com todas elas:

Paz e solidariedade anti-imperialista entre estes povos vizinhos!
Otan, fora do Oriente Médio!
Abaixo o imperialismo, causador de guerras e de desgraças!

O Secretariado do CMP
Atenas, 12 de Maio de 2013

Fonte: O Diário