ANP inicia leilão de 289 áreas de exploração de petróleo e gás

Começa nesta terça-feira (14) e vai até quarta (15) o primeiro leilão de blocos para exploração de petróleo e gás, depois de cinco anos e meio sem oferta de lotes em águas profundas. Na última rodada, realizada em 2008, só foram oferecidas áreas em terra. 

Ao todo, serão licitados 289 blocos, espalhados em 11 bacias sedimentares e que somam área de 115,8 mil quilômetros quadrados. Serão oferecidos 166 blocos no mar (94 em águas rasas e 72 em águas profundas) e 123 em terra, o que deve chamar a atenção de empresas menores.

As 30 empresas inscritas na agência como operadoras “A” (que podem disputar, como líderes de consórcios, blocos em águas profundas e ultraprofundas) se habilitaram para o leilão. Se todos os blocos forem vendidos pelo preço mínimo, a arrecadação será de R$ 627 milhões, sem contar os R$ 3 bilhões de investimentos estimados para o cumprimento do programa exploratório mínimo exigido por contrato.

Leia também: Haroldo Lima: O Brasil precisa retomar a exploração petrolífera

Todas as companhias nacionais com ações em bolsa — Petrobras, OGX, HRT e QGEP — estão inscritas. A OGX, de Eike Batista, informou que vai participar em parceria com outra companhia. No mercado, especula-se que ela pode se unir com a Petronas, da Malásia, que está habilitada e é sua nova sócia no campo Tubarão Martelo, na Bacia de Campos.

Já a Petrobras, sempre protagonista nos leilões realizados no país — arrematou sozinha 50% das áreas oferecidas na última licitação —, deve ter uma atuação mais discreta. A presidente da companhia, Graça Foster, já disse que a estatal traçava “cenários mais realistas” para a 11ª Rodada e desde então a companhia vem indicando que deve entrar com parcerias.

Com informações do Valor Econômico