Goal to Brasil, uma inovação de sucesso

 Por Flávio Dino

Flávio Dino - Embratur sensacional
Prestes a completar dois anos à frente da Embratur, é com grande sentimento de dever cumprido que concluímos, esta semana, o ciclo de 14 edições do Goal to Brasil. Esse novo trabalho de promoção internacional foi implantado nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, ao longo dos últimos 12 meses. E mostrou-se um sucesso.

As ações de promoção tradicionais eram insuficientes para um país que sediará os principais megaeventos do mundo nos próximos anos. Por isso, lançamos no ano passado o Goal to Brasil, em que a Embratur reúne os operadores de turismo dos principais mercados. Conseguimos, assim, mostrar todos os detalhes dos destinos turísticos brasileiros, sem foco concorrencial de atenção. O operador passa um dia “imerso” no Brasil. Neste dia, ele assiste a palestras e vídeos sobre os preparativos do Brasil para os megaeventos, além de apresentações dos principais destinos turísticos, tendo tempo para conversas e tirar dúvidas específicas. Ao final do dia, ele tem uma “vivência cultural”, baseada em música e gastronomia.

Em cada edição, uma das cidades-sede da Copa era a “anfitriã”, com maior tempo de apresentar seus atrativos, além de ficar responsável por levar uma apresentação cultural típica de seu estado. O cardápio também remetia à cozinha daquela região, sempre garantido pelos competentes chefs da Associação Brasil à Mesa, com quem a Embratur assinou importante parceria no ano passado.

Com esse formato, sem abandonar a participação da Embratur nas feiras, conseguimos criar nosso próprio canal de diálogo com os operadores internacionais. Uma ideia que se mostrou vitoriosa, ao reunir 2.800 operadores, jornalistas e formadores de opinião, em 14 países, com grande repercussão na mídia.

Levamos o Goal to Brasil para a Europa, com as edições na Itália, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Portugal – onde contamos com a presença do técnico Luís Felipe Scolari. O continente americano, de onde vem a maior parte de nossos turistas, foi contemplado com Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru e Canadá; além das duas últimas edições, esta semana que passou: México e Estados Unidos.

A Embratur realizou uma pesquisa de opinião junto aos expositores, o que nos permitirá fazer uma análise consolidada dos eventos, assim como pensar possíveis ajustes. Mas os primeiros resultados dessa pesquisa já mostram que acertamos na fórmula. Nas 6 primeiras edições do Goal to Brasil, 80% dos contatos comerciais foram novos, o que significa ampliação do conhecimento sobre o Brasil.

Devido a esse sucesso do formato, e para contemplar ainda mais todos os estados brasileiros, decidi lançar, a partir de agosto, o segundo ciclo do Goal to Brasil, contando inclusive com o setor privado.

Com ações como essa, acredito prosseguir contribuindo para que o Brasil continue batendo recordes na área de turismo internacional. Em 2012, recebemos 5,7 milhões de turistas – número nunca antes alcançado na história do Brasil. Esse recorde representou um crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior, ficando 20% acima da taxa mundial de crescimento, e bem acima de importantes e tradicionais destinos turísticos, como França, Espanha e Itália, México e Turquia.

O turismo é uma atividade altamente capilarizada, por milhares de municípios brasileiros. Possui uma extensa cadeia produtiva, que abrange grandes empresários, empreendedores individuais e profissionais. Assim, fortalecer a economia do turismo é uma importante contribuição para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Flávio Dino, 45 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal