Brasil aumenta em 18% número de eventos internacionais

O Brasil teve o quinto maior crescimento na captação de eventos internacionais em 2012, na comparação com o ano anterior. É o que aponta levantamento divulgado na quarta-feira (8), pelo ICCA (International Congress & Convention Association). O estudo mostra que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais o ano passado. O crescimento é superior ao da Itália, França, Alemanha e Reino Unido. Com o resultado, o Brasil manteve a 7ª posição no ranking internacional do ICCA.

Brasil aumenta em 18% número de eventos internacionais - Google Imagem

Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, os números mostram que, em média, o país recebeu um evento internacional por cada dia do ano de 2012. “Tenho certeza que, com esse crescimento robusto no número de eventos, caminhamos com segurança para subir à 5ª posição nos próximos anos”, disse.

“Atrair eventos internacionais para o Brasil é uma estratégia que ajuda o aumento da chegada de turistas estrangeiros aos Brasil e consequentemente a ampliação de divisas”, disse o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão.

O estudo mostra ainda a manutenção do movimento de ramificação dos eventos internacionais em diferentes cidades brasileiras. Alguns municípios tiveram grande crescimento, como Bento Gonçalves (150%), Belo Horizonte (117%), Foz do Iguaçu (100%) e Búzios (80%). As capitais também tiveram crescimento, como Brasília (69%), Fortaleza (60%), São Paulo (27%) e Rio de Janeiro (20%).

O Rio de Janeiro subiu duas posições e é o segundo lugar nas Américas (só perdendo para Buenos Aires) e o 25º no mundo, a frente de cidades como Nova Iorque e São Paulo. A capital carioca recebeu 83 eventos no ano passado.

Da Redação em Brasília
Com informações da Embratur