Dois de Julho agora é Data Histórica Nacional 

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) anunciou, em meio a sessão plenária na Câmara, na noite desta quarta-feira (8), que o Senado aprovar em regime terminativo o projeto que eleva a data de 2 de julho à condição de feriado nacional. “É a data que confirma a independência do Brasil, quando em guerra popular o povo baiano levantou-se contra tropas portuguesas no ano de 1823”, explicou a deputada, autora da proposta. 

Dois de Julho agora é Data Histórica Nacional

“Há mais de 10 anos tentamos confirmar essa data histórica em nível nacional, e o Senado acaba de fazê-lo. Teremos um 2 de Julho mais festivo do que nunca no ano de 2013 nas ruas da cidade de Salvador”, disse Alice.

O Senado aprovou a inclusão do Dois de Julho, dia da Independência da Bahia, como data histórica do calendário Nacional. A proposta vinda da Câmara, apresentada pela deputada Alice Portugal e relatada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), entrou em pauta a pedido do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Segundo o senador Inácio, “a Independência, proclamada no 7 de Setembro de 1822, só foi inteiramente consolidada graças ao esforço e à bravura de alguns Estados do Nordeste, cuja população tomou a si a tarefa de libertar a região do domínio português”.

Para Alice, “a decisão contribui para que seja devidamente reconhecida a atuação histórica de figuras como João Francisco de Oliveira, o João das Botas, que lutou ao lado de Thomas Cochrane, o almirante inglês que, por solicitação do Imperador, chefiava a expulsão da esquadra portuguesa; ou, ainda, como Luís Lopes, o corneteiro Lopes, que recebendo a ordem de retirada, decidiu contrariar a instrução e, mediante o toque de ‘avançar cavalaria’, provocou a debandada temerosa das tropas portuguesas”.

Na opinião da senadora Lídice, “o ‘Dois de Julho’, de alto significado para o Estado da Bahia, deve ser igualmente reverenciado por todos os brasileiros, integrando o calendário das efemérides nacionais, conforme o Senado decidiu hoje(ontem)”.

Da Redação em Brasília