Senador Inácio Arruda saúda vitória brasileira na OMC

O líder da bancada do PCdoB no Senado, Inácio Arruda (CE) saudou, em discurso na Casa, a eleição do embaixador brasileiro, Roberto Azevedo, para presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Hoje é um dia especial, pois mostra o protagonismo do nosso país e daqueles que estão na relação Sul-Sul”, afirmou o parlamentar.

Após citar os compromissos assumidos pelo novo presidente da OMC, o senador lembrou que a presidenta Dilma Rousseff havia lançado a candidatura brasileira no ano passado e destacou o papel do embaixador Ruy Carlos Pereira e do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, na campanha de Roberto Azevedo.

Leia também: 
Roberto Carvalho de Azevêdo é eleito novo diretor-geral da OMC
Perpétua defende candidatura de Azevêdo para OMC

“A eleição ocorreu em dois turnos. Em 25 de abril, passamos para o segundo turno e agora vencemos. A vitória de Roberto Azevedo mostra o papel dos países que estão se destacando, no Brics, no G-20 e na própria OMC. Reflete prestígio do Brasil, as qualidades pessoais do embaixador Roberto Azevedo e da presidenta Dilma”, considerou o parlamentar.

Na opinião de Inácio Arruda, Roberto Azevedo vai revitalizar a OMC e retomar seu papel negociador. “O Brasil tem posição confortável, que se refletiu no resultado eleitoral, com apoio de todos os continentes. Seu mandato vai refletir os interesses de que as relações comerciais entre as nações se desenvolvam em bases de diálogo e colaboração mútua. Vamos cumprir um grande mandato e estaremos no Senado apoiando o nosso embaixador”.

O líder comunista acredita que “jogaremos papel de vanguarda na OMC para que, não só o Brasil, mas também países da África e os que estão em dificuldades na Europa e outras regiões do planeta tenham ascensão no comércio mundial. Todo o êxito ao nosso embaixador nesta importantíssima missão”, finalizou.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda