McCartney recebe homenagem em Fortaleza:“Eleanor Rigby” na rabeca

Prestando homenagem à presença de Paul McCartney em Fortaleza e apresentando um diálogo entre a universalidade da música dos Beatles e a herança musical nordestina, Cristiano Pinho está lançando, em videoclipe, um novo arranjo para "Eleanor Rigby". Uma das mais marcantes canções de McCartney ganha versão instrumental, com destaque para a presença da rabeca, tocada de uma nova forma.

Guitarrista, violonista, arranjador, compositor e produtor com 30 anos de dedicação à música, Cristiano Pinho é um dos mais renomados artistas da nova cena instrumental brasileira. Em sua mais recente produção, o guitarrista, que integra a banda do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner, apresenta em videoclipe um novo e pessoal arranjo para o clássico "Eleanor Rigby", uma das eternas joias do repertório de Paul McCartney e um dos temas musicais mais conhecidos e reinterpretados em todo o mundo.

O arranjo faz alusão às cordas que o quinto beatle George Martin arregimentou para a gravação original, em 1966, mas agrega outros timbres e recursos. A influência nordestina é clara na opção por uma nova condução rítmica e na intensidade com que Cristiano e grupo se lançam por entre os caminhos melódicos descobrindo outras cores e matizes. Principalmente pelo diálogo entre diferentes instrumentos de cordas, com grande destaque para a rabeca, realçando ainda mais a carga dramática e a força da composição.

Ampliando essa nova forma de tocar a "slide rabeca", Cristiano Pinho costura "Eleanor Rigby" de nordestinidade e universalidade. E convida o ouvinte a percorrer novos caminhos, a partir do novo arranjo e do videoclipe produzido por Ronaldo Pessoa, do consagrado estúdio Trilha Sonora, e pelo próprio Cristiano Pinho. A direção do clipe é de Gabriel Lage. Nas câmeras, Gabriel Lage, Ronaldo Pessoa e Guttemberg Jucá, equipe de produção e edição da Avancer Produções.

O novo arranjo de "Eleanor Rigby" é executado por Cristiano Pinho (tocando a rabeca de uma nova forma, com o uso do "slide", adaptando ao instrumento tradicional uma técnica clássica da guitarra) e por grandes nomes da cena musical de Fortaleza: Marcus Vinnie (teclados), Miqueias dos Santos (contrabaixo), Italo Rafael (violoncelo), Denílson Lopes (bateria) e Jones Cabó (percussão). Gravada no Trilha Sonora sob a coordenação de Hugo Lage, a faixa teve mixagem e masterização feitas por Luiz Orsano. O clipe já está disponível no Youtube.

Mais sobre Cristiano Pinho

Natural de Viçosa do Ceará, Cristiano Pinho construiu sua carreira a partir de Fortaleza, integrando a banda de rock Bodega, o grupo instrumental Officina e lançando os aplaudidos discos "Pessoa" (1997) e "Cortejo" (2010), trabalhos elogiados pela virtuose e pela linguagem própria – a grande busca de todo artista. Como guitarrista da banda do cantor e compositor Raimundo Fagner, Cristiano Pinho realiza apresentações por todo o Brasil, em contato com o grande público, ao mesmo tempo em que desenvolve seu trabalho próprio, aplaudido por riquezas que vão da destreza na guitarra à inovação na rabeca. Do esmero nos arranjos à ousada inspiração nas composições. Das melhores influências jazzísticas e roqueiras ao mergulho criativo nas raízes musicais no Nordeste brasileiro. Sempre com uma linguagem diferenciada.

Em seu álbum mais recente, "Cortejo", Cristiano desenvolveu uma inovadora forma de tocar a rabeca, instrumento que remete ao rústico e ao antigo, representando a tradição popular nordestina. Valendo-se do "slide", marcante na sonoridade de grandes ícones da guitarra, Cristiano reinventa a rabeca, alcançando um novo timbre, de múltiplas possibilidades, entre frases, solos, efeitos percussivos e muita expressão. Características agora empregadas à nova interpretação de “Eleanor Rigby”.

Assista o vídeo

De Fortaleza,
Dalwton Moura