Deputadas elogiam novo projeto da Estação Antártica 

A Marinha do Brasil e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) apresentaram nesta terça-feira (7), em Brasília, o projeto de arquitetura para as novas instalações da base militar e científica brasileira na Antártica. As deputadas do PCdoB Perpétua Almeida (AC) e Jô Moraes (MG) participaram da solenidade que premiou os principais projetos apresentados no Concurso Estação Antártica para reconstrução da base no polo Sul.

Deputadas elogiam novo projeto da Estação Antártica

Na avaliação da deputada Perpétua Almeida, que é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, a nova base militar na Antártica vai ajudar o Brasil a dar continuidade a relevantes pesquisas cientificas e garantir posição no cenário internacional.

“É um momento importante para o Brasil e a Marinha Brasileira e, com certeza para os ganhadores do concurso, pois estão tendo uma oportunidade ímpar de construir o cantinho do Brasil no Continente gelado, a "Casa da Ciência e da Pesquisa", tão importante para o Brasil no acompanhamento de suas decisões sobre mudanças climáticas”, destacou.

Para a deputada Jô Moraes, que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro “a Marinha tomou uma atitude inovadora ao convocar um concurso para a escolha do projeto de reconstrução da Estação Antártica. Uma forma que garantiu a transparência e apostou na comunidade científica. A parceria com o IAB legitimou a participação com a sociedade”.

O arquiteto e urbanista Fábio Henrique Faria, de Curitiba (PR), foi o grande vencedor do concurso e receberá prêmio de R$100 mil. O escritório de arquitetura será responsável por realizar adaptações nos estudos preliminares, fazer o anteprojeto e os projetos executivo e complementares, além de acompanhar todo o processo licitatório da obra de construção da nova estação. A Marinha dará início agora ao processo de licitação e as obras estão previstas para começarem no próximo verão antártico 2013/2014.

Com a reconstrução da base militar, que teve 70% das suas instalações destruídas por um incêndio em fevereiro de 2012, o Brasil vai garantir a continuidade das pesquisas científicas sobre mudança climática, meio ambiente, biodiversidade e fenômenos naturais no continente, entre outras. O trabalho é realizado por militares e cientistas na Estação brasileira.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida