Cuba: Lula Morais relata visita a Havana‏

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) relatou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (08/05), que esteve na semana passada em Havana, Cuba. O parlamentar fez um relato da visita, destacando os principais pontos observados na ilha comunista.

No tocante a mobilidade urbana, Lula disse que a cidade cubana tem população semelhante a Fortaleza, com frota de veículos reduzida. “Não há engarrafamentos. As condições econômicas impedem que cada cidadão possua um veículo. Mas há uma frota de transporte coletivo eficiente e confortável”, frisou.

O deputado salientou que há transportes alternativos, como triciclos, capazes de levar até três pessoas, em trajetos de pequenas distâncias. “A frota de táxis é a maioria das décadas de 1950 e 1960, com motores modernos. Dessa forma, há mobilidade eficiente, mas é impossível transpor esse modelo para qualquer outra cidade, por suas peculiaridades”, disse.

De acordo com Lula, as praças e avenidas são amplas, com espaços para crianças e pedestres. “É comum estar no centro e haver estudantes fazendo atividades físicas em ambientes públicos”, assinalou.

Segundo o parlamentar, a cidade transpira turismo e cultura. “Iniciada no século XVII, com arquitetura barroca predominante, Havana está sendo restaurada e é considerada Patrimônio Histórico Mundial”, acrescentou Lula. Ele informou que Havana antiga está sendo recuperada na parte estética e em saneamento e serviços de água.

O deputado revelou ainda que há muita atividade cultural. Restaurantes inaugurados no início do século passado continuam em funcionamento, conservando os mesmos costumes de atendimento ao público. “A revolução preservou esses aspectos culturais”, disse.

O deputado informou que, na capital de Cuba, a violência é quase zero. “Não há problema em se andar com cordão de ouro ou equipamento fotográfico. Não percebemos nenhuma ação criminosa, diferentemente de Fortaleza, onde o turista não pode andar com câmeras ou celular”, acrescentou.

Fonte: Agência de Notícias da AL