BA: Governo autoriza edital para estudo do "Canal do Sertão"

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta quarta-feira (8/5), a abertura do edital para estudo de viabilidade técnica e ambiental do projeto Canal do Sertão, que faz parte do eixo sul da transposição do Rio São Francisco. Podem participar da escolha empresas nacionais que atendam às condições exigidas no chamamento.

O Canal do Sertão terá, aproximadamente, 330 km e pretende garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Tatauí, Salitre, Tourão, Poções, Itapicuru e Jacuípe, no semiárido baiano.

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que coordena a bancada baiana no Congresso Nacional, comemorou a abertura do edital. “A população do semiárido agradece. Esta é umas das maiores obras de infraestrutura hídrica da Bahia nas últimas décadas”, destacou.

Um dos entusiastas do empreendimento, o parlamentar baiano acredita que o sistema será um importante instrumento no combate aos problemas relacionados ao período de estiagem. “É uma obra estratégica para se evitar os efeitos nefastos da seca”, afirmou Almeida.

O projeto é capitaneado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e a expectativa é de que até o final do ano esteja elaborado e orçado.

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Ascom/ Daniel Almeida