SMTT corrige planilha de tarifa de ônibus enviada à Câmara

Na manhã dessa segunda (6), a vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE) participou de reunião no gabinete da Superitendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) com o Superintendnte Nelson Felipe da Silva Filho e com a secretária de Defesa Social, Georlize Oliveira Teles. O objetivo do encontro foi esclarecer o erro na planilha de cálculo enviada à Câmara Municipal, em anexo ao projeto de lei que propõe o aumento da tarifa de ônibus.

SMTT corrige planilha de tarifa de ônibus enviada à Câmara

O erro foi detectado por Lucimara na terça, 30 de abril, dia em que estava prevista a votação do projeto de lei na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante seu pronunciamento, a vereadora Lucimara Passos demonstrou no telão do Plenário um erro de soma na planilha e suas possíveis implicações. “Dessa vez, trabalhei nos pontos da planilha que não tinha verificado anteriormente. Entre eles, conferi os cálculos. É elementar, mas às vezes deixamos de conferir”, explicou Lucimara na terça.

Após verificar o erro apontado pepla vereadora, a equipe da SMTT a convidou para discutir o ponto questionado e explanar a correção feita nos custos variáveis compostos pelo valor do combustível, óleo de lubrificante de motor, freio e caixa de rolamento. “O coeficiente de cálculo havia sido utilizado duas vezes nessa planilha”, afirma a secretária. “Enviaremos um ofício à Câmara Municipal com a planilha correta em anexo”, conclui. Georlize também agradeceu pela contribuição.

Com a correção, o valor sugerido pela SMTT para a tarifa continuará sendo R$ 2,45. A vereadora Lucimara acredita que todo processo de tentativa de aumento da tarifa acabou sendo mais traumático do que o necessário. Mesmo se posicionando categoricamente contra o aumento, ela aproveitou a oportunidade para dar sugestões sobre como aumento de tarifa, quando necessário, pode ser melhor conduzido. “Na cidade de Embu das Artes, em São Paulo, por exemplo, o poder público apresenta de maneira simples os custos do transporte, ensinando o cidadão como se chega no valor da tarifa”, afirma.

Futuro da mobilidade em Aracaju

Durante a reunião, foram abordados outros temas referente ao transporte público da cidade como consórcio em Aracaju, São Cristóvão, Socorro e Barra dos Conqueiros. Sobre esse assunto, a vereadora fez questão de relembrar que o consórcio não depende da criação da Região Metropolitana. Além desse, foram discutidos temas como licitação do transporte público, renovação da frota, gratuidade da tarifa. Lucimara também defendeu no encontro que a cidade de Aracaju precisa da licitação do transporte público.