Fortaleza sediará Ateliê Internacional de Dança

Projeto propõe ações formativas com cursos, palestras e residência. Inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 7 de junho de 2013.

O Ateliê Internacional de Dança (AID) é um projeto independente que propõe ações formativas para estudantes, profissionais e artistas do corpo de todo o Brasil. O projeto, que acontecerá de 8 a 20 de julho, em Fortaleza, reunirá acadêmicos, críticos, pesquisadores e artistas da dança reconhecidos na cena internacional e nacional. A programação gratuita é composta de cursos, palestras e residência. As inscrições para as atividades vão até 7 de junho de 2013 e devem ser feitas exclusivamente pelo site atelieinternacionaldedanca.com.br ou aid.viadecomunicacao.com

O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade é o foco desta primeira edição que acontece em espaços como a Academia de dança Vera Passos e na Vila das Artes. O objetivo é promover o estudo e a problematização das distintas técnicas e métodos de dança que referenciam processos de formação e criação na contemporaneidade. Além de promover o intercâmbio de experiências e ideias entre os participantes.

Os cursos, ao todo oito, cada um com carga horária de 15h/a, acontecerão na academia Vera Passos (José Vilar, 2707, Aldeota). Os cursos são de Dança Contemporânea, com Peter Goss (França); Dança de Rua e Contemporânea, com Vanilton Lakka (Brasil – MG); Conscientização do Movimento e Jogos Corporais, com Angel Vianna (Brasil – RJ); Arte da Presença, com Sônia Mota (Brasil – MG); Dança Clássica e Improvisation Technologies, com Andrea Tallis (Alemanha / EUA) e Elementos do Movimento, com Regina Advento (Alemanha/ Brasil); na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) acontecerão a residência artística (40h/a) Da ideia à forma, com Fabrice Ramalingon (França) e palestras no mini-auditório, com entrada livre, sem necessidade de inscrição.

O AID vai disponibilizar hospedagem para 20 bailarinos que morem em outras cidades do país. Serão 10 vagas para cada semana do evento. Para concorrer é preciso se inscrever pelo site assinalando a opção hospedagem.

A ideia do projeto, de acordo com os idealizadores Ernesto Gadelha e Paulo Caldas, é contribuir para a qualificação técnica e artística dos participantes, incentivando a multiplicação dos referenciais de formação, pesquisa e criação em dança na cidade e no país. Ernesto explica que projetos como o Ateliê Internacional de Dança vêm sendo realizados em vários países do mundo “representando para muitos estudantes e artistas uma possibilidade de acesso a uma multiplicidade de modos singulares de perceber e organizar o corpo na dança”.

O evento é realizado em cooperação com a Coelce, Casa de Cultura Alemã, Academia de dança Vera Passos, Vila das Artes e Universidade Federal do Ceará, através do ICA (Instituto de Cultura e Arte). Produção da Via de Comunicação. Direção artística e pedagógica de Ernesto Gadelha e Paulo Caldas.

Inscrições

Até 7 de junho de 2013 – exclusivamente pelo site atelieinternacionaldedanca.com.br

Podem participar pessoas com idade acima de 15 anos, estudantes, profissionais, pesquisadores de dança e demais artes do corpo. O AID arcará com a hospedagem de 20 participantes que morem em outras cidades ou estados brasileiros. Não inclui transporte e alimentação. Informações pelo (85) 3262.7230 ou atelieinternacionaldedanca@gmail.com

Programação

Cursos
na Academia de dança Vera Passos de 8 a 12�7

10h – 13h | Espaço do Corpo – Peter Goss (França)
| Dança de Rua- Dança Contemporânea – Vanilton Lakka (Brasil – MG)
14h – 17h | Conscientização do Movimento e Jogos Corporais – Angel Vianna (Brasil – RJ)

de 15 a 197
10h – 13h | Arte da Presença – Sônia Mota(Brasil – MG)
10h – 11h30 | Dança Clássica- Andrea Tallis (Alemanha / EUA)
15h – 18h | Improvisition Technologies (W. Forsythe) – Andrea Tallis
| Elementos do Movimento – Regina Advento (Alemanha/ Brasil)

Palestras dia 13�7
na Vila das Artes
16h – 19h | O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade

Residência de 15 a 20�7
na Vila das Artes
14h – 20h30 | Da ideia à forma– Fabrice Ramalingon (França)

Participantes

Andrea Tallis

Coreógrafa, bailarina e professora da Graduação em Dança da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt. Ex-integrante do Ballet Frankfurt, dirigido por William Forsythe e professora convidada em várias companhias de dança da Europa e dos Estados Unidos.

Angel Vianna

Criadora do método Angel Vianna, é figura referencial da dança contemporânea brasileira, tendo influenciado e formado várias gerações de artistas da dança.

Fabrice Ramalingon

Coreógrafo de grande projeção no cenário francês trabalhou com artistas de renome mundial como Dominique Bagouet, Trisha Brown, Benoit Lachambre, Boris Charmatz e Anne Collod. Desde 2006 dirige a companhia R.A.M.a.

Peter Goss

Sul-Africano radicado na França, é uma figura referencial no ensino da dança contemporânea para várias gerações de bailarinos franceses.

Regina Advento

Bailarina do Tanztheater Wuppertal, criado por Pina Bausch, há mais de 15 anos.

Sônia Mota

Bailarina, coreógrafa e professora de renome internacional, dirige atualmente a Cia. De Dança Palácio das Artes (BH).

Vanilton Lakka

Bailarino, coreógrafo e professor, atua na interface entre a dança de rua e a dança contemporânea.

Profissionais realizadores do AID

Direção Artística e Pedagógica:

Ernesto Gadelha

Bailarino e professor com atuação no Brasil e exterior, é graduado em pedagogia da dança pela Ballettakademie Köln e pós-graduado pela Folkwang Hochschule (Alemanha). Atua regularmente como curador de festivais e como gestor na área de dança. Coordena a Escola Pública de Dança da Vila das Artes- Prefeitura de Fortaleza.

Paulo Caldas

Coreógrafo, criou a companhia Staccato em 1993. Desde então, tem merecido prêmios nacionais e internacionais. Seus espetáculos já foram apresentados em diversas cidades no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Japão. É codiretor do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará.

Serviço

Fortaleza | Ceará
De 8 a 20 de julho de 2013

Endereço: Academia de dança Vera Passos
Rua José Vilar, 2707, Aldeota | Telefone: (85) 3224-3963

e

Vila das Artes: Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Telefone (85) 3105-1402

Inscrições até 7 de junho de 2013 pelo site atelieinternacionaldedanca.com.br

ou aid.viadecomunicacao.com + info Via de Comunicação (85) 3264-7231 ou

atelieinternacionaldedanca@gmail.com

Fonte: Assessoria do Ateliê Internacional de Dança