Deputados homenageiam comunidade muçulmana em sessão solene

Por solicitação do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), a Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta terça-feira (7) uma sessão solene em homenagem à comunidade muçulmana no Brasil. A sessão reuniu, sob o comando do parlamentar, autoridades de países islâmicos e empresários do cenário nacional. 

Deputados homenageiam comunidade muçulmana em sessão solene - Agência Câmara

O deputado destacou que “os registros da história do Brasil convergem para a importância do povo mulçumano na construção do Brasil e na construção da história da República, de luta, de democracia, de cidadania e sobretudo de sabedoria”.

Estiveram presentes à sessão o embaixador da Palestina Ibrahim Alzeben; o xeique Khaled Taky El Din, presidente do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil; o cônsul honorário Mustapha Abdouni; o advogado da União Islâmica do Brasil, Adib Abdouni e o empresário Ahmad Aref, acompanhados de representante da União Nacional Islâmica no Brasil e outros convidados.

Ao termino da cerimônia, o Deputado Protógenes foi presenteado com o livro sagrado Alcorão, e mencionou trechos do livro, que segundo ele, é uma mensagem iluminada que deve ser registrada. Após o término da sessão, os representantes da comunidade árabe foram cumprimentar o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado André Vargas (PT/PR). Protógenes reafirmou a importância do Dia Nacional do Povo Muçulmano, cujo apelo foi recebido pelo deputado André, que firmou compromisso de urgência na tramitação do Projeto de Lei.

A maior parte dos muçulmanos brasileiros vive nos estados de São Paulo e Paraná, mas também existem comunidades significativas em Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Grande parte desses muçulmanos é descendente de imigrantes sírios e libaneses que fixaram residência no país durante a 1ª Guerra Mundial. O Brasil também recebeu uma quantidade significativa de refugiados dos conflitos entre israelenses e palestinos, da Guerra do Líbano de 1982 e dos recentes conflitos no Iraque.

Da Redação em Brasília