BA: Policiais civis rejeitam reajuste e paralisam as atividades

Os policiais civis baianos realizam, nesta segunda-feira (6/5), uma paralisação de 24 h, em protesto contra o reajuste salarial oferecido pelo Governo da Bahia ao funcionalismo público estadual. Na última sexta-feira (3), um encontro entre o governador Jaques Wagner e dirigentes sindicais definiu o valor de 5,84% a partir de julho.

A proposta de 5,84% – percentual da inflação – foi dada após a realização de duas mesas de negociações e substituiu os 2,5% oferecidos pelo governo. Os policiais não concordaram com o acerto porque ele não contempla o retroativo, que será de 2%, de janeiro até julho.

Uma assembleia da categoria acontece nesta segunda, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (AFPEB), para discutir os rumos do movimento. Através da página do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindpoc-BA), o presidente da entidade, Marcos Maurício, justificou, também, outros motivos para o protesto:

“Discutimos pontos não cumpridos pelo Governo do Estado relativos ao acordo da campanha salarial 2013, como as promoções, e o pagamento retroativo da data-base do servidor, que é de janeiro”, disse.

A partir da próxima terça-feira (7), os servidores paralisados entram em estado de greve. Uma nova paralisação de 24 h está marcada para acontecer na sexta (10).

De Salvador,
Erikson Walla