Governos utilizam software para espionar seus cidadãos

Os governos de 36 países estão utilizando um software avançado para espionar seus cidadãos, segundo revelou novo relatório do centro canadense de investigação Citizen Lab.

Trata-se do kit de ferramentas conhecido como FinFisher ou FinSpy, que se instala após o destinatário aceitar a atualização falsa de um software de uso comum. O kit foi programado para evitar ser detectado pelos programas antivírus.

A aplicação foi desenvolvida pela companhia britânica Gamma International UK Ltd, que vende seu produto exclusivamente aos governos.

O centro descobriu que o FinSpy "faz uso da marca e código do Mozilla”, o que o ajuda a despistar os usuários.

Morgan Marquis-Boire, um dos autores do relatório de Citizen Lab, citado pela AP, ressaltou que a extensão do FinFisher "realmente demonstra a ‘onipresença’ desse tipo de programa”.

Mozilla, a fundação que criou o navegador Firefox, não tardou em reagir ao relatório, acusando a Gamma International UK Ltd. de utilizar o navegador para que o FinSpy não seja detectado pelos usuários, o que tachou de uma tática abusiva, e exigiu que "pare imediatamente com essas práticas”.

No final do passado mês de março, o Partido Pirata da Alemanha acusou a Polícia Criminal Federal desse país de gastar milhões de euros no que qualificaram como "software de espionagem inconstitucional”, referindo-se a esse mesmo kit de ferramentas.

Fonte: Adital, do original no Russia Today