Trabalhadores incluem projetos de Inácio Arruda na pauta de luta

Dois projetos de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foram incluídas na pauta de reivindicações das centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalho. A redução da jornada de 40 horas semanais e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres integram as bandeiras propostas pela CTB, Força sindical, UGT e Nova Central para este ano.

“Em nossa atuação parlamentar, a temática do trabalho, direito consagrado na Constituição Federal, sempre teve papel de destaque. Entendemos que a garantia dos direitos dos trabalhadores consiste no primeiro passo para as grandes transformações sociais de que o Brasil precisa. Dentre elas, a de maior repercussão é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231/95 que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Essa PEC foi apresentada pelo nosso mandato, ainda como deputado federal. A redução da jornada de trabalho é, sem dúvida, uma demanda histórica dos trabalhadores que unifica o movimento sindical brasileiro. Sua adoção não significa apenas mais tempo livre para o trabalhador, mas, sobretudo, a abertura de outras oportunidades no mercado de trabalho”, justifica Inácio.

A estimativa é de que a redução de quatro horas na atual jornada poderia gerar 3 milhões de empregos em todo o País. Nada mais oportuno, portanto, aprovar essa matéria neste momento em que o mundo enfrenta uma crise econômica de grandes proporções. Em 2013, as reivindicações giram em torno da Jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, Fim do fator previdenciário, Reforma Agrária, Igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, Política de valorização dos aposentados, 10% do PIB para Educação, 10% do Orçamento para Saúde, Correção da Tabela do Imposto de Renda, Ratificação da Convenção da OIT 158, Regulamentação da Convenção da OIT 151 e Ampliação do Investimento Público.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)