Raimundo Cutrim  pede CPI para crimes de agiotagem 

 

Raimundo Cutrim
O ex-secretário de Segurança do Estado, deputado Raimundo Cutrim, conforme havia prometido, protocolou ontem junto à Mesa Diretora o requerimento solicitando a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de crimes de agiotagem praticados o Estado do Maranhão, conforme matérias veiculadas em jornais e blog’s locais.

Cutrim justifica o pedido de CPI argumentando a gravidade das denúncias veiculadas pela TV Mirante, pelo jornal O Estado do Maranhão e por blog’s sobre crimes de agiotagem. Diz ainda que tentou instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito em 2011, após denúncias de que deputados estariam vendendo emendas a agiotas, mas teve seu pedido rejeitado.

O desejo do deputado ver tudo esclarecido, no entanto, enfrenta resistência no plenário, onde pelos quatro parlamentares são suspeitos de pertencerem ao mundo da agiotagem. Até o final da tarde de ontem apenas os parlamentares da oposição presentes em plenário haviam assinaram o documento. São necessárias 14 assinaturas no requerimento para a CPI ser oficializada.

Para Raimundo Cutrim, a abertura da CPI torna-se imperativa em função de ter o poder de investigar, o que possibilitará a apuração mais detalhada das denúncias apontadas. Segundo o parlamentar, a sociedade maranhense exige uma resposta imediata da Casa, independente de quem esteja ou não envolvido.

O ex-secretário negou todas as acusações de envolvimento com grilagem, pistolagem e participação no assassinato do blogueiro Décio Sá e condenou o que classifica de "assassinato moral contra a sua pessoa"

Comissão especial

O plenário do Poder Legislativo deve se posicionar, na sessão de amanhã (30) sobre um novo requerimento de Raimundo Cutrim. Desta vez ele está solicitando que a Mesa Diretora da Casa crie uma Comissão Especial, composta de sete deputados para, no prazo de 30 dias, apurar denúncias postadas no blog do jornalista Claudia Humberto dia 27 de junho e no blog de Décio Sá nos dias 27 e 29 de junho de 2011, afirmando que as emendas estariam sendo objeto de negociação com o mundo da agiotagem onde era cobrado ágio de 30% a 50%.

Segundo Cutrim dado a gravidade do fato denunciado é necessário que sejam levantadas todas as emendas parlamentares para os municípios do Maranhão, no período de 2006 a 2012, o valor destinado e o nome do prefeito para, com o acompanhamento do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, realizar uma apuração preliminar dos fatos denunciados pelos dois jornalista.

O requerimento deverá ser levado à deliberação do plenário, provavelmente, na sessão de amanhã, mas assim como a CPI, as chances de instalação são praticamente zero.

Fonte: Blog Jorge Vieira